Os condutores que não realizarem o exame toxicológico serão multados mesmo se não estiverem dirigindo, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Os condutores das categorias C, D e E têm até  o dia 31 de março para regularizar a situação, nos casos  em que o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja entre janeiro e junho. Para os motoristas com CNH vencendo entre julho e dezembro, o prazo para fazer o teste é até 30 de abril.

A multa será aplicada após 30 dias do vencimento do exame no valor de R$ 1.467,35, além de sete pontos na CNH. O advogado especialista em direito do trânsito Marcelo Araújo  explica que realizar o exame é importante não apenas pelo vencimento do prazo. Ele argumenta que a ingestão de substâncias que alterem a percepção psicomotora da pessoa pode ser determinante na ocorrência de acidentes no trânsito.

“A partir do momento que você começa a usar métodos para minimizar esses riscos, logicamente você está preservando a segurança do trânsito. Então o objetivo principal — e aí logicamente nós devemos nos curvar a essas ações — elas são justamente para isso, para assegurar, na medida do possível, a segurança do trânsito”, ressalta.

O advogado especialista em direito do trânsito Armando de Souza concorda. “A importância desse exame toxicológico é a proteção da vida, maior patrimônio de um ser humano. Essa proteção da vida é um objetivo do Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, hoje vigente”, reforça.

De acordo com a Senatran, 2,4 milhões de motoristas das categorias C, D e E, com CNHs válidas e vencidas, ainda não realizaram o exame toxicológico em todo o território nacional.
 

Fonte: Brasil 61

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Alunos de Direito realizam visita ao MPT-SE

    Na oportunidade, estudantes conheceram os ambientes internos da PRT20 e [...]

  • Agrese e Sedurbi alinham cronograma de obras com Iguá Sergipe e fortalecem acompanhamento da concessão

    A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe [...]

  • Aracaju implanta modelo pioneiro de coleta seletiva e catadores comemoram investimentos históricos

    A coleta seletiva em Aracaju entra em uma nova fase, [...]

  • Haddad diz que caso Master pode ser a maior fraude bancária do país

    O caso envolvendo o Banco Master pode se configurar como [...]

  • Nuvem Soberana é destaque no lançamento do Portal da Reforma Tributária

    A cerimônia de lançamento do Portal da Reforma Tributária e [...]