No terceiro e último dia da 27ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), nesta quinta-feira (5), deputados do Poder Legislativo de Sergipe participaram de diversas atividades programadas para o dia. Incialmente contemplaram palestra sobre educação financeira, realizada na plenária principal do evento. A palestra, intitulada “Educação Financeira e Crédito”, foi conduzida por Elias Sfeir, presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC).
Outro momento marcante da programação desta manhã foi a palestra do ex-ministro da Educação e ex-senador da República Cristovam Buarque, que abordou “O papel do legislativo na transformação educacional”.
Em entrevista, o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Jeferson Andrade, ressaltou que a educação é um tema transversal que envolve, além do ensino, a aplicação de tecnologia, inovação e novas ideias. “É assim que podemos construir um país melhor e mais promissor. Em Sergipe, o Governo do Estado tem sido parceiro nesse processo. Vemos iniciativas importantes, como a renovação das escolas e o incentivo aos estudantes, mas sabemos que é um processo contínuo de melhoria. Levaremos algumas das propostas discutidas aqui para que o governador as analise e, quem sabe, as implemente no nosso estado. Assim, poderemos avançar ainda mais na construção de um futuro melhor para todos”, afirmou Jeferson Andrade.
Diante da vasta programação, ocorreu ainda a realização da Plenária da Assembleia Geral Ordinária da Unale, cenário de união entre presidentes dos Poderes Legislativos e parlamentares do Brasil. Como desdobramento, votação que elegeu a composição da nova diretoria executiva da Gestão 2025 da Unale. A deputada estadual, parlamentar da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, foi eleita a nova presidente da Unale.
Resultados positivos
O deputado Pato Maravilha, que participa pela segunda vez da Conferência, destacou a importância do evento como um espaço para adquirir conhecimento e compartilhar experiências. “Participamos da Conferência pela segunda vez — antes em Fortaleza, agora no Rio de Janeiro. Este evento é uma oportunidade de adquirirmos conhecimento que beneficia nossos mandatos e nossos estados”, explicou o parlamentar.
Já o deputado Chico do Correio apontou que o tema da educação, que norteia todas as atividades da 27ª edição da Conferência, é uma preocupação que afeta todo o país.
“É um tema de extrema importância. Já fui vereador e prefeito do meu município e sempre defendi, e continuo defendendo, que o caminho para o desenvolvimento está na educação, da creche ao ensino superior. Não se trata apenas de adquirir conhecimento técnico ou uma profissão. A educação envolve muito mais, ela começa dentro das famílias, que são o seio onde os valores são formados”, destacou Chico do Correio.
O deputado também observou que muitos valores foram invertidos ao longo do tempo, o que tem prejudicado a sociedade. “O mundo está em uma velocidade enorme devido às mudanças dos últimos 20 anos — internet, plataformas digitais, novos meios de comunicação e tecnologias que fazem a informação chegar rapidamente. Porém, nem todos estão preparados para lidar com isso, o que facilita a disseminação de fake news e mentiras que as pessoas assimilam sem questionar.”
Chico do Correio enfatizou a importância de eventos como o da Unale para ouvir especialistas e levar essas experiências para os estados. “Devemos trabalhar em parceria entre famílias, governo e profissionais da educação para melhorar o ensino da nossa população. O tripé formado pela família é essencial, pois é de onde saem os valores e a base da educação. Não existe outro caminho. Um aluno bom depende, em grande parte, do suporte que vem de casa”. Ele também ressaltou que, apesar das mídias terem aspectos positivos, o impacto negativo precisa ser mitigado com ações conjuntas para fortalecer a educação no Brasil.
Para o deputado Paulo Junior, a Conferência Nacional da Unale, que reuniu parlamentos estaduais de todo o país, é uma oportunidade única de compartilhar experiências e participar de palestras e debates sobre temas atuais voltados para a educação. “Tenho certeza de que os parlamentares aproveitaram ao máximo as palestras com mediadores renomados, incluindo um ex-ministro da Educação e especialistas de destaque. Isso contribui para qualificar ainda mais os mandatos e levar benefícios e projetos que aprimorem a educação nos estados que representamos. Ele reafirmou o compromisso de transformar as discussões da conferência em ações concretas nos estados, com o objetivo de fortalecer e melhorar o sistema educacional brasileiro.
Fonte, Ascom – Alese.
Fotos: Jadilson Simões – Agência de Notícias Alese