Por Nathalie Fontes – CinformOnline
Muitos especialistas estão comentando sobre um assunto de extrema relevância no ano de 2020: a transformação digital. Empresas como a mineira MRV, uma das maiores incorporadoras e construtoras da América Latina no ramo de empreendimentos residenciais e econômicos, somente nos últimos cinco anos, investiu mais de 250 milhões de reais em projetos de transformação digital.
Segundo estudo do IDC (International Data Corporation Pesquisa de Mercado e Consultoria Ltda), em 2019, empresas ao redor do mundo gastaram 1,8 trilhões de dólares em transformação digital, 18% a mais que 2018.
Em diversas empresas, colaboradores pensam que transformação digital é somente realizar videoconferências, arquivar documentos em nuvens ou trabalhar em home office. Porém, não é só isso!
O que configura genuinamente uma transformação digital?
Transformação Digital é a utilização de veículos digitais (mobilidade, mídias sociais, aplicativos) para auxiliar, resolver problemas e transformar os processos das empresas.
Existem diversos estágios da transformação digital:
1- O uso de tecnologias disponíveis como: armazenamento em nuvem com o icloud, wetransfer. Realização de videoconferências com o zoom, skype, meet. Organização e monitoramento de tarefas com o trello, todoist, runrun. Existem diversos programas e ferramentas para cada demanda.
2- A empresa começa a transformar funções com a tecnologia, ou seja, incorpora o uso da tecnologia para resolver problemas tradicionais por exemplo: processos, mudança de fluxos, otimização de tempo em um setor de RH com a contratação de profissionais mediante uso das metodologias DISC, MBTI, eneagrama.
3- Surgem serviços que antes não eram possíveis naquele negócio foi o caso da Uber, Airbnb, Magalu que irá lançar sua moeda virtual. A empresa nesse estágio utiliza a tecnologia para expandir seu serviço.
O ponto chave da transformação é saber qual a experiência e objetivo que o empresário pretende alcançar no negócio.
Escute seus colaboradores, converse com eles. A experiência do colaborador é fundamental para uma boa experiência do consumidor, ou seja, se você não cuidar de dentro de casa provavelmente não conseguirá chegar ao seu cliente.
O processo exige a transformação do ser humano e empresas são feitas de pessoas. Muito mais que tecnologia, a inovação não acontece sem as pessoas.