O trabalhador precisará contribuir 40 anos para aposentar-se com 100% da média do salário de contribuição, informou nesta quarta-feira (20) o Ministério da Economia, Paulo Guedes. A nova fórmula de cálculo do benefício substituirá o fator previdenciário, usado atualmente no cálculo das aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Atualmente, os benefícios do INSS são calculados da seguinte forma: sobre 80% da média do salário de contribuição para a Previdência incide o fator previdenciário, que mistura expectativa de vida e tempo de contribuição. A aplicação do fator previdenciário resulta em aposentadorias mais elevadas para quem trabalha mais tarde e em benefícios menores caso a expectativa de vida da população aumente.

Pelas novas regras, o trabalhador com 20 anos de contribuição começará recebendo 60% da média das contribuições, com a proporção subindo dois pontos percentuais a cada ano até atingir 100% com 40 anos de contribuição. Caso o empregado trabalhe por mais de 40 anos, receberá mais de 100% do salário de benefício, algo vetado atualmente.

Durante o período de transição de 12 anos, no entanto, o limite de 100% continuará valendo, tanto para o setor público como o privado. Segundo o secretário de Previdência da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, Leonardo Rolim, o novo cálculo é mais simples que o fator previdenciário.

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Flávio da Direita declara apoio a Valmir de Francisquinho e André David na reta final da campanha

    Antes da saída de Ricardo Marques (PL) da disputa pelo [...]

  • Emanuel Matias intensifica campanha na reta final e reforça propostas para a proteção animal

    Na reta final da campanha para deputado estadual, Dr. Emanuel [...]

  • Alice Caroline entra na reta final destacando acolhimento dos eleitores e propostas para crianças e famílias

    Na reta final da campanha para deputada estadual, Alice Caroline [...]

  • Pastor Zé Carlos intensifica campanha na reta final e amplia presença na Grande Aracaju e no interior

    Na reta final da campanha para deputado estadual, Pastor Zé [...]

  • Articulação do MPF viabiliza atendimento veterinário para 61 animais em Aracaju e Laranjeiras

    Uma ação articulada pelo Projeto Gestão Ética de Populações de [...]