O Time Sergipe que competiu nas Paralimpíadas Escolares 2023, de 27 de novembro a 2 de dezembro, em São Paulo, voltou para casa com 71 medalhas no peito, além da 5ª colocação geral da competição e cinco atletas convocadas para participar do Camping Escolar Paralímpico, em março de 2024.
Os paratletas sergipanos participaram das Paralimpíadas Escolares 2023 com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) e da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), que investiu R$190 mil em passagens aéreas de ida e volta e R$15 mil na aquisição dos uniformes personalizados do Time Sergipe.
Finalizada a maior competição escolar paralímpica do país, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Time Sergipe voltou para casa com 52 medalhas na paranatação, 17 medalhas no paratletismo, 1 medalha de ouro no halterofilismo e uma medalha de bronze no parabadminton. No total, foram 36 medalhas de ouro, 23 medalhas de prata e 12 de bronze, conquistando a 5ª colocação geral no quadro de medalhas da competição.
Além disso, as atletas da paranatação sergipana Helena Carrilho, Ana Luiza, Hadassa Crystiane, Maria Verônica e Maria Vitória foram convocadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para participar do Camping Escolar Paralímpico, em março de 2024. O Camping é uma oportunidade que as paratletas sergipanas terão de treinar no CPB, com os melhores atletas e técnicos do país, além de uma visibilidade e oportunidade importantes para a carreira esportiva.
A paratleta Isabella Lopes falou sobre a alegria em participar da competição. “A gente acha que é minoria, mas quando chega aqui a gente percebe que não. A gente encontra várias pessoas com deficiência e fica feliz de estar aqui, é muito legal”, afirma a atleta.
O paratleta e diretor de Paradesporto da Seel, Ulisses Freitas, chefiou o Time Sergipe durante as Paralímpiadas Escolares e enalteceu o trabalho desenvolvido para chegar até esses resultados. “Parece simples e fácil, mas a verdade é que esses atletas treinaram muito para chegar aqui nesse nível e conquistar tantas medalhas. Temos um ritmo de preparação intensa, que passa pelos treinos no nosso Parque Aquático Oseas Dias de Miranda, no bairro Siqueira Campos, a passagem pela seletiva regional das Paralimpíadas Escolares até chegar na etapa nacional, em São Paulo. Estamos muito felizes pelos resultados alcançados e ainda mais motivados a trabalhar no próximo ano. Sergipe inteiro deve se orgulhar dos resultados alcançados nessa competição”, afirma Ulisses.
A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, também comemorou os resultados alcançados nas Paralimpíadas Escolares 2023. “Os nossos paratletas voltaram para casa cheios de medalhas e nós estamos muito orgulhosos disso. Além das medalhas, ficamos na quinta colocação geral no quadro de medalhas, à frente de grandes estados brasileiros e com tradição no paradesporto, e ainda tivemos cinco atletas convocadas para o Camping Paralímpico. Estamos muito felizes e orgulhosos dos resultados dessa competição e do trabalho que desenvolvemos ao longo do ano para chegar até aqui. Desde a etapa regional que conseguimos bons resultados e trabalhamos ainda mais para a etapa nacional. Já estamos traçando a estratégia e o trabalho para 2024, voltaremos ainda mais fortes”, garante a secretária.
Time Sergipe
O Time Sergipe viajou para as Paralimpíadas Escolares com 56 pessoas, entre 33 atletas, acompanhantes, professores, oficiais, fisioterapeuta, assistente e chefe da delegação. Na competição, Sergipe participou da Paranatação, Paratletismo, Halterofilismo, Parabadminton, Bocha e Vôlei Sentado.
Fonte, Secom – Estado.