Há mais de três anos o Hospital da Criança (HC) Dr. José Machado de Souza promove atividades para deixar o ambiente hospitalar mais leve e a estadia no hospital mais leve, contribuindo para o bem-estar e recuperação dos pacientes. Uma das ações é a cinoterapia, que consiste na utilização de cães treinados para visita especial às crianças. A cinoterapia é uma parceria entre o Corpo de Bombeiros de Sergipe (CBMSE) e a unidade de saúde desde o começo do funcionamento do HC.  Mais uma vez os pacientes ficaram encantados com os cães Jolie e Zumbi, dois labradores com experiência em salvamento e que trabalham em ocorrências tanto em mata quanto escombros.

Com a intenção de levar alegria ao ambiente hospitalar, os cães, juntamente com seus responsáveis, passearam pelos corredores e enfermarias levando diversão e arrancando sorrisos das crianças internadas. Como explica o cinotécnico e sargento do CBMSE, Tiago Garcia, a cinoterapia é utilizada em conjunto com outros tratamentos médicos e profissionais, como psicólogos e fisioterapeutas. “À medida que a gente vai andando pelo hospital com os cães, percebemos a alegria e descontração das crianças. Atualmente contamos com três cães aptos para fazer esse trabalho de cinoterapia”, afirmou.

Além do Hospital da Criança, os cachorros também levam acolhimento para a oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). De acordo com Tiago, a visita tem uma boa aceitação, tanto dos pacientes internados quanto dos seus acompanhantes. Raquelayne Santos estava acompanhando seu filho Jessé Israel durante o período de internação e ficou encantada com a presença dos cães. “Nós temos uma cachorrinha em casa e nos fez lembrar de lá. Eu gostei muito dessa interação entre os cães e pacientes. Foi uma distração maravilhosa para meu filho, que está tratando uma anemia”, disse. Quem também aprovou a iniciativa foi a responsável por uma paciente e representante do Abrigo Sagrado Coração de Jesus do município de Laranjeiras, Cícera dos Santos. “Animal faz uma diferença enorme na vida das crianças. Na minha opinião, auxilia no desenvolvimento delas. Ficamos muito felizes com essa distração”.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Luanzinho Moraes encerra São João com emoção e consagra show no Forró Siri como um dos momentos mais marcantes

    O São João de Luanzinho Moraes em 2025 foi intenso [...]

  • Fanese lança Projeto Caminhos com bolsas integrais por meio de ações afirmativas

    Comprometida com uma educação inclusiva, diversa, equitativa e baseada em [...]

  • Concurso de Quadrilhas do Gonzagão chega à grande final nesta segunda-feira, 30

    O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura [...]

  • Aracaju recebe última consulta pública do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro

    Aracaju sediará a terceira e última consulta pública para a [...]

  • Sergipe produz repolho irrigado do centro-sul ao alto sertão

    Aliados ao uso de tecnologia de irrigação e assistência técnica, [...]