O Ministério da Saúde informou que 521 municípios brasileiros foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença. A lista completa pode ser acessada aqui.

As regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2. Conforme a lista, 16 estados e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos.

A pasta confirmou ainda que serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue. Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.

“A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica.”

“Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. Além dessas, o Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024: 5,2 milhões de doses. De acordo com a empresa, a previsão é que sejam entregues ao longo do ano, até dezembro. Para 2025, a pasta já contratou 9 milhões de doses.”

O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

 

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Receita Federal alerta contribuintes para prazo final de adesão à transação tributária

    A Receita Federal do Brasil lembra que o prazo para [...]

  • Com três quilômetros de extensão, Orla do Rio Sergipe será entregue em 2026

    A Prefeitura de Aracaju está construindo um novo cartão-postal no [...]

  • Rayan decide mais uma vez e Vasco derrota o Fluminense no Maracanã

    O jovem atacante Rayan foi novamente decisivo para o Vasco [...]

  • Hospital de Urgências de Sergipe já conta com terceiro tomógrafo entregue à população

    Nesta segunda-feira, 20, o governador Fábio Mitidieri esteve no Hospital [...]

  • Alunos inscritos no Enem 2025 terão acesso gratuito ao transporte coletivo nos dias 9 e 16 de novembro

    A gratuidade do transporte coletivo durante os dias de aplicação do Exame Nacional [...]