Muito utilizados como pré-treino por praticantes de musculação, os suplementos termogênicos têm como função, aumentar a produção de calor através da energia liberada por reações químicas controladas pelo sistema nervoso. Com isso, há a liberação de vários hormônios que resultam em um maior gasto energético.

Ao que parece, seu uso promove uma maior oxidação dos ácidos graxos musculares e preserva o glicogênio hepático e muscular, resultando no retardo da fadiga e diminuição da gordura corporal.

No mercado atual, os componentes mais conhecidos são:

  • Cafeína
  • Taurina
  • Dimetilamilamina (DMAA)
  • L-carnitina

Mas será que todos esses termogênicos são eficazes?

Na literatura, alguns estudos sugerem que os termogênicos contribuem diretamente para a perda de gordura. Em contrapartida, outros atestam que os mesmos não geram mudanças significativas na composição corporal, mesmo em praticantes de exercícios moderados. O fator principal dessa discrepância de resultados se dá por conta do tipo de suplemento utilizado em cada caso.

Alguns autores trazem a L-carnitina como ineficaz na função transportadora de ácidos graxos livres, além de não promover alterações significativas na composição corporal, tampouco na redução de gordura.

Já outros componentes como cafeína e as catequinas presentes no extrato de chá verde, quando combinados ao exercício físico e alimentação balanceadas, auxiliam a perda de peso, tanto por aumentar a termogênese e lipólise (quebra das moléculas de gordura), como aumentando o desempenho físico e mental, contribuindo para a redução da fadiga e tornando o treino mais eficiente

Mas muito cuidado! Essas substâncias são contraindicadas para quem sofre de doenças cardíacas ou transtorno de ansiedade generalizada. Além disso, em doses acima do recomendado, podem também causar efeitos adversos até mesmo em indivíduos saudáveis, como: dores de cabeça; ansiedade; insônia; tontura; náusea; tremores; arritmia cardíaca e aumento da pressão arterial.

Seja qual for a situação clínica, é importante consultar um profissional nutricionista para o uso seguro de todo e qualquer suplemento nutricional.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Hemose realiza homenagens para Dia Nacional do Doador de Sangue

    Nesta segunda-feira, 25, será comemorado o Dia Nacional do Doador [...]

  • Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou  a atualização [...]

  • Sergipe alcança a menor taxa de desemprego da história

    A informação foi confirmada pelos dados da Pesquisa Nacional por [...]

  • Taxa de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que dos homens

    A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% [...]

  • Setor aéreo registra o melhor outubro da história com cerca de 8,3 milhões de passageiros

    O setor aéreo brasileiro registrou o melhor mês de outubro [...]