O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta sexta-feira (20) o julgamento virtual que pode ampliar o foro por prerrogativa de função, nome técnico do foro privilegiado para parlamentares e ministros de Estado.

O julgamento vai atingir deputados federais e senadores que respondem a processos na Corte. A análise do caso foi suspensa em abril por um pedido de vista do ministro André Mendonça.

Até o momento, o STF tem maioria de seis votos pela ampliação do foro. Prevalece no julgamento voto do ministro Gilmar Mendes.

Pelo entendimento, o foro privilegiado de um político fica mantido no STF se o crime tiver sido cometido durante o exercício da função de parlamentar. Essa é a regra válida atualmente. Contudo, no caso de renúncia, não reeleição ou cassação, o processo será mantido na Corte.

Além de Mendes, já votaram no mesmo sentido os ministros Dias Toffoli, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. Faltam os votos de cinco ministros.

A Corte julga um habeas corpus protocolado pela defesa do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA). O parlamentar é acusado de “rachadinha”, por ser suspeito de exigir parte do salário de funcionários de seu gabinete, em 2013, quando ele era deputado federal.  Ao longo do tempo, o político foi eleito vice-governador do Pará e senador, e o processo foi transferido entre as instâncias da Justiça.

Um recurso da ex-senadora Rose de Freitas também é julgado.

O julgamento virtual será encerrado na próxima sexta-feira (27). Na sessão virtual, os ministros depositam os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial.

Fonte, Agência Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Curta-metragem sergipano ‘Pescando Memórias’ será lançado no dia 7 de outubro

    Será lançado no dia 7 de outubro o curta-metragem sergipano [...]

  • Prefeita Emília vai propor transporte grátis em dias de Enem e reabertura do terminal da Barra

    A prefeita Emília Corrêa anunciou, durante solenidade realizada na sede [...]

  • Alex Melo é recebido por André David na Secretaria da Defesa Social e Cidadania de Aracaju

    O vereador Alex Melo (PRD) foi recebido pelo secretário da [...]

  • GACC realiza campanha ‘De Olho nos Olhinhos e faz alerta contra tumor ocular 

    Dentro da programação do Setembro Dourado que alerta a prevenção [...]

  • Valor Imobiliária celebra o Dia do Cliente com homenagem especial

    Valor Imobiliária celebra o Dia do Cliente com homenagem especial [...]