Por unanimidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceram o direito das Testemunhas de Jeová recusarem transfusão de sangue em procedimento na rede pública de saúde.

Essa regra, no entanto, não valerá para menores de 18 amos.

Os adultos terão direito a tratamento alternativo disponível no Sistema Único de Saúde, na mesma localidade de residência ou outra. Todos os custos devem ser pagos pelo Estado.

Os ministros do STF entenderam que a recusa à transfusão de sangue está fundamentada nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da liberdade religiosa.

Em nota, a Associação Testemunhas de Jeová Brasil disse que a decisão dá segurança jurídica a pacientes e médicos. Para eles, agora o Brasil está em sintonia com outros países que também já reconhecem esse direito, como Estados Unidos, Canadá e Chile.

 

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Temporais provocam morte, desaparecimentos e atingem 119 cidades no RS

    Uma pessoa morreu em Pelotas (RS) após o forte temporal [...]

  • MPT-SE acompanhou preenchimento de cédulas do Teste de Integridade das urnas eletrônicas para as eleições 2026

    O procedimento ocorreu durante cerimônia no Tribunal Regional Eleitoral de [...]

  • GMA participa de reunião no TRE-SE sobre segurança nas Eleições 2026

    Encontro reuniu representantes das forças de segurança para alinhar estratégias [...]

  • Adoecimento mental relacionado ao trabalho é tema de palestra no MP de Contas

    O coordenador Nacional da Codemat, procurador do Trabalho Raymundo Ribeiro, [...]

  • Caminhos da Reportagem: importância do voto para jovens e idosos

    Intitulado Do primeiro ao último voto, o próximo episódio do [...]