Por unanimidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceram o direito das Testemunhas de Jeová recusarem transfusão de sangue em procedimento na rede pública de saúde.

Essa regra, no entanto, não valerá para menores de 18 amos.

Os adultos terão direito a tratamento alternativo disponível no Sistema Único de Saúde, na mesma localidade de residência ou outra. Todos os custos devem ser pagos pelo Estado.

Os ministros do STF entenderam que a recusa à transfusão de sangue está fundamentada nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da liberdade religiosa.

Em nota, a Associação Testemunhas de Jeová Brasil disse que a decisão dá segurança jurídica a pacientes e médicos. Para eles, agora o Brasil está em sintonia com outros países que também já reconhecem esse direito, como Estados Unidos, Canadá e Chile.

 

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura divulga 4º LIRAa de 2026 com redução no índice de infestação do Aedes aegypti

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]

  • Democracia está nas mãos do povo, não em palácios, diz Cármen Lúcia

    “Está em nossas mãos a democracia, não está nos palácios, [...]

  • Petróleo: Brasil distribuiu R$ 36,5 bilhões em royalties no primeiro semestre de 2026

    O Brasil distribuiu R$ 36,5 bilhões em royalties de petróleo [...]

  • Prefeitura entrega novo Centro de Atendimento ao Turista na Orla de Atalaia

    Quem visita Aracaju agora conta com um novo Centro de [...]

  • Publicada portaria que regulamenta a equalização de juros do Plano Safra 2026/2027

    Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (23) [...]