Empresa não bloqueou conta do deputado eleito Nikolas Ferreira

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes multou ontem (25) o Telegram em R$ 1,2 milhão por descumprimento de decisão judicial. A medida foi tomada após o aplicativo não bloquear a conta do deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL-MG).

Moraes disse que a empresa não pode deixar de cumprir decisões judiciais em território brasileiro.

“Como qualquer entidade privada que exerça sua atividade econômica no território nacional, a rede social Telegram deve respeitar e cumprir, de forma efetiva, comandos diretos emitidos pelo Poder Judiciário relativos a fatos ocorridos ou com seus efeitos perenes dentro do território nacional; cabendo-lhe, se entender necessário, demonstrar seu inconformismo mediante os recursos permitidos pela legislação brasileira”, afirmou.

Na decisão, o ministro disse que o bloqueio da conta do parlamentar não é censura e está autorizada pela legislação nos casos de desvirtuamento do livre exercício da liberdade de expressão.

“Os bloqueios das contas de redes sociais determinados nestes autos se fundam na necessidade de fazer cessar a continuidade da divulgação de manifestações criminosas, que, em concreto, materializam as infrações penais apuradas neste inquérito e, que continuam a ter seus efeitos ilícitos dentro do território nacional, inclusive pela utilização de subterfúgios permitidos pela rede social Telegram”, concluiu.

Em ofício enviado ao ministros antes da decisão, o Telegram pediu a reconsideração do bloqueio do perfil de Nikolas e alegou falta de fundamentação.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Deputada Carla Zambelli é presa na Itália

    A deputada federal Carla Zambelli foi presa pela polícia italiana [...]

  • Coluna Foco no Interior, por Keizer Santos

    Suposto superfaturamento em item da merenda escolar gera debate em [...]

  • Bateu o desespero? Alessandro não tem moral para questionar posição de Rodrigo!

    Quando você pensa que já viu de tudo na política [...]

  • SEGURANÇA PÚBLICA – Taxa de feminicídio é de 0,8 mortes para cada 100 mil mulheres

    Nenhuma das vítimas desse crime em Sergipe estava com medida [...]

  • Mais de 1,2 milhão de beneficiários do INSS serão ressarcidos até quinta-feira

    O Governo Federal alcança, nesta semana, um marco importante no [...]