A medida pretende evitar alta abstenção de eleitores

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou ontem (19) maioria de votos para confirmar a decisão individual do ministro Luís Roberto Barroso que liberou o transporte público gratuito no segundo turno das eleições neste domingo (30).

A decisão individual foi proferida ontem (18) e permite que os prefeitos que adotarem a medida não sejam responsabilizados por improbidade administrativa ou crime eleitoral.

O caso é julgado no plenário virtual, modalidade de votação na qual os votos são inseridos em um sistema eletrônico e não há deliberação presencial.

Além do relator, também referendaram a liminar os ministros Edson Fachin, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Luix Fux, Alexandre de Moraes e Luiz Fux.

A decisão foi tomada a partir de uma ação protocolada pela Rede Sustentabilidade. A pedido do partido, no primeiro turno o ministro também determinou que o transporte público fosse mantido em níveis normais e que os municípios que já ofereceram a gratuidade em pleitos anteriores mantivessem a medida.

Para pedir a gratuidade universal, a Rede argumentou que o voto é obrigatório no Brasil, mas que muitos eleitores não têm condições de pagar a passagem até o local de votação, que em muitos casos é mais cara do que a multa pelo não comparecimento, cujo valor máximo é de R$ 3,51. A medida também pretende evitar alta abstenção de eleitores no dia da votação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Confiança perde para o Anápolis e é rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro

    A Associação Desportiva Confiança está rebaixada para a Série D [...]

  • Simples Nacional: prazo para ingresso no regime é antecipado de janeiro de 2027 para setembro de 2026

    As regras para escolher o regime de tributação para os [...]

  • Professores e escolas da rede municipal são reconhecidos com prêmio Letras que Transformam

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]

  • Resultados do Ideb orientam ações nas redes de ensino com a estratégia Brasil Aprende+

    O Ministério da Educação (MEC) iniciou, por meio da estratégia [...]

  • Autorizações para importação de cannabis medicinal aumentam 29% em 2026

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, entre janeiro [...]