No ano passado, pessoas do mundo inteiro tiveram que adiar sonhos por causa da pandemia da Covid-19. Não foi fácil cancelar aquela viagem tão esperada, reunir os amigos virtualmente para comemorar o aniversário e até mesmo, adiar o sonho empreendedor de abrir o próprio negócio.
Mesmo com a pandemia, a expectativa é que muitas novas micro e pequenas empresas possam surgir em 2021, tendo em vista que o empreendedorismo é uma das alternativas encontradas como fonte de trabalho e renda em momentos de crise.
Para apoiar os potenciais empresários, o Sebrae disponibiliza mais de 400 ideias de negócios, com conteúdo voltado para quem planeja abrir uma micro ou pequena empresa ou tornar-se um microempreendedor individual (MEI), neste ano. Em 2020, o canal “Ideias de Negócios”, do Portal Sebrae, continuou sendo uma das sessões mais visitas.
O Sebrae identificou os 26 negócios mais pesquisados na página, entre eles: distribuidora de bebidas, pet shop, escritório de consultoria, frete e transporte de pequenas cargas, loja de produtos naturais, centro de estética, loja de cosméticos e perfumaria, hamburgueria, produção de alimentos congelados, padaria e fornecedor de refeições em marmita.
Nesses conteúdos especiais, o futuro empreendedor facilmente pode encontrar diversas informações organizadas por tópicos como: visão geral do mercado, estrutura necessária, dicas, investimentos e custos, equipamentos, pessoal, exigências legais e específicas, localização, entre outras.
De acordo com a analista do Sebrae, Luciana Macedo, a partir do início da reabertura gradual dos estabelecimentos, foi possível observar o crescimento do volume de acessos na página.
“No período da retomada das atividades, vimos que a procura voltou a subir continuamente. Entre agosto e setembro deste ano, por exemplo, houve um crescimento de mais de 400 mil acessos”, contou.
Para incentivar e inspirar os futuros empresários, o Sebrae preparou uma série de matérias com dicas e orientações sobre os cinco segmentos mais procurados no ano passado. São eles: distribuidora de bebidas, lojas de animais ou pet shop, escritório de consultoria, frete e transporte de pequenas cargas e alimentos congelados e marmitas.
Para a analista do Sebrae, a alta procura por informações sobre esses tipos de negócios pode ser explicada a partir do cenário da pandemia.
“No geral, são áreas que conseguiram manter uma certa regularidade neste período, seja pela facilidade para atender a demanda de consumo em casa, como alimentos e bebidas, ou pela possibilidade de um trabalho remoto, como é o caso do escritório de consultoria”, explicou Luciana.
Por Agência Sebrae