Atenta à expectativa de aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está intensificando as ações para enfrentar a sazonalidade dos vírus respiratórios. Na última sexta-feira, 21, representantes das Unidades Hospitalares Nestor Piva e Fernando Franco, coordenações de rede e assessores técnicos se reuniram para discutir o Plano Municipal de Contingência.
A estratégia visa aprimorar o atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e fortalecer a resposta aos casos de SRAG. Segundo o novo boletim InfoGripe da Fiocruz, há uma tendência de aumento de casos – em todo país – entre crianças e adolescentes de até 14 anos. A análise revela que esse crescimento nessa faixa etária atinge incidências de alta a moderada e, nas crianças pequenas de até dois anos, essas ocorrências estão associadas principalmente ao Virus Sincicial Respiratório (VSR).
Diante da situação, o coordenador da Rede de Atenção Primária (REAP), José Marcos, assegurou que a revisão da estrutura das USFs e a melhoria dos processos de trabalho estão entre as prioridades. “Estamos revendo toda nossa rede, conversando com os profissionais para garantir o melhor atendimento, além de reforçar a testagem e os encaminhamentos necessários”, afirmou.
Já a coordenadora da Rede de Vigilância em Saúde, Duanne Marcele, ressaltou a importância dos dados históricos para embasar a tomada de decisões. “O Plano nos traz informações de anos anteriores, permitindo uma organização mais eficiente dos serviços e evitando a desassistência”, explicou.
A diretora de Vigilância e Saúde, Gabriela Carvalho, reforçou o compromisso da gestão municipal em preparar toda a rede de assistência. “Estamos unindo atenção primária, urgência, emergência e especialidades para garantir um fluxo bem estruturado e um atendimento eficaz durante o período sazonal”, enfatizou.
A SMS segue atenta aos casos e se mobiliza para garantir que a população tenha acesso a atendimento qualificado no período de maior incidência de doenças respiratórias.
Por Ascom/SMS
Fonte, Agência Aracaju de Notícias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Retomada e consolidação da economia criativa no Brasil marcam o ano de 2025

    O ano de 2025 representou um marco para a economia [...]

  • Prefeitura convoca permissionários do transporte escolar à renovação do alvará em situação irregular

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de [...]

  • Hemose registra 3.517 doações em coletas externas em 2025

    O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade administrada pela [...]

  • Brasil intensifica ações para proteção de crianças e adolescentes na saúde, educação e direitos humanos

    Desde o início do seu terceiro mandato, o presidente Luiz [...]

  • Ricardo Marques lamenta mais um caso de feminicídio e cobra fortalecimento da rede de proteção às mulheres

    O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, lamentou mais um caso [...]