Clientes de 762 instituições podem fazer pagamentos e transferências

Por Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Depois da fase de operação restrita, o Pix, sistema de pagamento instantâneo entra em funcionamento pleno hoje (16). Todas as pessoas e empresas com conta corrente, poupança ou conta de pagamento pré-paga em uma das 762 instituições aprovadas pelo Banco Central já podem fazer transferências pelo novo sistema que vai funcionar por 24h todos os dias.

Desde o dia 5 de outubro, pessoas e empresas estão fazendo o cadastro das chaves Pix, para identificar a conta para receber pagamentos e transferências. E a fase restrita de operação ocorreu de 3 a 15 deste mês, com horários específicos para fazer as transações, disponível apenas para alguns clientes selecionados pelas instituições financeiras.

Segundo o Banco Central, não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via Pix. As instituições que ofertam o Pix podem estabelecer limites máximos de valor para reduzir de riscos de fraude, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

Para fazer transferência ou pagamento, bastar ter a chave de quem vai receber o dinheiro, em vez de informações sobre agência, conta e dados pessoais do recebedor.

A chave Pix previamente cadastrada pode ser CPF, CNPJ, e-mail, número de celular ou chave aleatória (uma sequência alfanumérica gerada aleatoriamente que poderá ser utilizada por usuários que não queiram vincular seus dados pessoais às informações de sua conta). O recebedor também pode gerar QR Codes.

O Pix deve ser gratuito para pessoas físicas nas operações de transferência e de compra. As exceções serão o recebimento de vendas de produtos e de serviços, que poderão ser tarifadas pelas instituições financeiras.

Também pode haver cobrança se os clientes (pessoas físicas e jurídicas) que, podendo fazer a transação por meio eletrônico (site ou aplicativo), preferir fazê-la presencialmente ou por telefone. Nesse caso, as instituições poderão cobrar tarifas.

Em relação às pessoas jurídicas, as instituições financeiras poderão cobrar tarifa tanto no envio como no recebimento de dinheiro por meio do Pix. Serviços acessórios ligados ao pagamento e ao recebimento de recursos também poderão ser tarifados.

No site do Banco Central, há perguntas e respostas sobre o novo sistema de pagamentos.

Edição: Maria Claudia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Número de pessoas que acessam banco online cresce 22 milhões em 2 anos

    Mais de 119,6 milhões de pessoas usaram a internet para [...]

  • Vice-prefeito Ricardo Marques recebe senador Alessandro Vieira, discute segurança digital nas escolas e solicita emenda para Aracaju

    O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, recebeu nesta quinta-feira (24) [...]

  • Alex Melo faz balanço do primeiro semestre de legislatura e comemora resultados

    Vereador de primeiro mandato, Alex Melo (PRD), encerrou os trabalhos [...]

  • Governador empossa 17 novos policiais penais aprovados em concurso

    O governador Fábio Mitidieri participou, nesta quinta-feira, 24, no auditório [...]

  • Idosos que usam internet crescem quase quatro vezes em oito anos

    De 2016 a 2024, o número de idosos que acessam [...]