A aprovação da reforma tributária “possível” foi defendida ontem à noite na Câmara dos Deputados. em Brasilia, pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Ela citou a possibilidade de o novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) ser dual, ou seja, uma parte federal e outra de estados e municípios. A ministra também admitiu alíquotas diferenciadas para alguns setores, caso não seja possível aprovar um percentual único. Tebet falou a deputados do grupo de trabalho que analisa a matéria (PEC 45/19, da Câmara; e PEC 100/19, do Senado).
Simone Tebet disse que a questão da autonomia de estados e municípios é importante e precisa ser analisada. “Muito cuidado com a tentativa de trazer um imposto único num momento em que a gente ainda não resolveu os conflitos federativos. Se vai ser IVA único ou dual, repito: o que aprovar, o Brasil vai agradecer”. A reforma tributária pretende unificar cinco tributos – IPI, PIS, Cofins, o ICMS e o ISS – no novo Imposto sobre Bens e Serviços.
Simone Tebet afirmou que a reforma tributária é a verdadeira “bala de prata” do governo na área econômica. Ou seja, teria um nível de importância maior que o novo arcabouço fiscal. A ministra disse que, no passado, votou a favor de vários benefícios fiscais que pareciam ter uma lógica positiva, mas que agora acredita que isso deve ser bastante reduzido.
Segundo ela, estados e municípios têm menos motivos hoje para resistir à reforma porque uma das propostas prevê uma transição de 20 anos para a distribuição dos recursos, garantindo pelo menos a mesma receita para os entes federativos nesse período. A ideia é mudar a arrecadação da origem dos produtos para o destino, o local de consumo. Também deve ser criado um fundo para correção de desequilíbrios regionais.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias
Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • GACC Sergipe participa do ‘Festival ABCR 2025’, maior evento de captação de recursos da América Latina

    O Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe [...]

  • Maurício Maravilha sugere implementação de Jardins de Chuva como uma alternativa sustentável para Aracaju

    Em mais uma ação voltada ao desenvolvimento sustentável e ao [...]

  • Carteira de Identidade Nacional já foi emitida para mais de 4,2 milhões de idosos em todo o Brasil

    Mais de 4,2 milhões de idosos já emitiram a sua [...]

  • Governo Federal cria programa Mais Igualdade para enfrentar o racismo

    Criado com a finalidade de promover, articular e integrar ações [...]

  • Exposição dedicada aos festejos juninos e em homenagem a Andresson Dias é aberta no Corredor Cultural Wellington Santos “Irmão”

    A exposição artística dedicada aos festejos juninos, já tradicional no [...]