O setor de serviços, que reúne atividades como transporte, turismo e restaurantes, apresentou crescimento de 1,2% em julho na comparação com junho. O resultado faz com que o segmento – o que mais emprega na economia – atinja o ponto mais alto da série histórica, superando o marco alcançado em junho.

Em relação a julho de 2023, a expansão foi de 4,3%. No acumulado de 2024, a alta é de 1,8%, enquanto em 12 meses o resultado mostra expansão de 0,9%. Os dados foram divulgados pela Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quarta-feira (11), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Observando a comparação entre meses seguidos, o resultado de julho foi a segunda alta seguida. Em junho, a expansão tinha sido de 1,7%. Nesses dois meses, o setor somou crescimento de 2,9%, fazendo com que se posicione 15,4% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020).

Desempenho  positivo

Na comparação entre julho e junho, três dos cinco grandes setores apresentaram resultado positivo, com destaque para o grupo de serviços profissionais, administrativos e complementares, que subiu 4,2%. Dentro desse setor, os destaques foram as atividades de agenciamento de espaços de publicidade e intermediação de negócios em geral.

“As empresas têm usado muito as plataformas digitais para fazer anúncios”, analisa o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Ele acrescenta que uma grande empresa do setor retificou números subestimados, o que fez a pesquisa perceber grande salto no setor.

“A partir de agora tem quantidade de receita sendo informada maior do que vinha sendo informado até então”, detalhou. O nome da empresa, que atua no serviço de agenciamento de espaços de publicidade, não foi informado.

(Matéria em atualização)

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo do Estado conclui estudo técnico para identificação dos marcos limites entre Aracaju e São Cristóvão

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Coluna Foco no Interior, por Keizer Santos

    Após aprovação da redução da regência de classe, SINTESE vai [...]

  • Prefeitura orienta contribuintes sobre novas regras referentes ao Imposto sobre Bens e Serviços Fazenda

    Foi publicado no último dia 30 de abril, na página [...]

  • Mazé e Zélia Santhi fazem show especial em homenagem ao Dia das Mães no Lounge Country

    Na véspera do Dia das Mães, o Lounge Country Music [...]

  • Vem aí o ‘INSS Empresa’: sistema para empregadores consultarem afastamentos dos empregados

    Começa a funcionar no próximo dia 15 de maio o INSS [...]