
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Proteção Animal (Diproan), lançou edital de credenciamento destinado a clínicas, hospitais e laboratórios veterinários, com o objetivo de criar uma rede parceira para atender animais em situação de vulnerabilidade. O chamamento público prevê que clínicas se cadastrem, a partir de 4 de agosto, para realizar consultas, cirurgias e exames em cães e gatos em situação de vulnerabilidade.
De acordo com a diretora de Proteção Animal da SES, Christy Monteiro, este é um passo decisivo para estruturar e ampliar o cuidado com a causa animal no estado de Sergipe. “Por meio deste edital, clínicas e laboratórios poderão se credenciar junto à Secretaria do Estado da Saúde para ofertar atendimentos clínicos, cirúrgicos e exames aos animais mais vulneráveis, que são aqueles de responsáveis de baixa renda, protetores de animais, animais que estão em Ongs”, explicou.
O edital para o credenciamento está disponível no site da SES e os interessados poderão se credenciar presencialmente na sede da secretaria a partir do dia 4 de agosto. As clínicas deverão levar os documentos no setor de protocolo da SES e seguir com a tramitação de acordo com os critérios que estão no edital. “Essa documentação vai ser analisada por uma comissão, que já está formada, e vai ter um prazo de 15 dias para dar o retorno. O edital seguirá aberto, não tem prazo para finalização, então ele é contínuo e isso permite uma rede de atendimento bem mais ágil e ampla”, comentou a diretora.
Os serviços a serem contratados pela SES incluem desde castrações até procedimentos cirúrgicos mais complexos e exames como raio-x, ultrassom e hemograma para os animais em situação de vulnerabilidade. O objetivo é fortalecer a política pública de proteção e saúde animal com uma rede organizada, garantindo atendimento digno e gratuito para os animais mais vulneráveis, com responsabilidade e acompanhamento técnico da Diretoria de Proteção Animal.
Foto: Ascom SES