Em celebração à Semana de Prevenção à Endometriose e Infertilidade, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta sobre os cuidados necessários com a endometriose, doença que afeta a saúde feminina. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a endometriose atinge cerca de 176 milhões de mulheres em todo o mundo, sendo mais de sete milhões apenas no Brasil.

Os sintomas da doença incluem dores fortes durante o período menstrual e próximos a ele, cólicas menstruais intensas, dor pélvica crônica que irradia para a região anal, dor durante a relação sexual e alterações intestinais e urinárias.

Para prevenir e diagnosticar precocemente a endometriose, é importante que as pacientes realizem consultas regulares. No Sistema Único de Saúde (SUS), as usuárias devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para uma avaliação clínica e, se necessário, serão encaminhadas para o ambulatório do Hospital Universitário (HU) de Aracaju, onde serão acompanhadas por profissionais especializados.

O tratamento da endometriose pode ser feito de forma medicamentosa ou cirúrgica, dependendo do quadro clínico da paciente. É importante buscar acompanhamento médico especializado para receber o tratamento adequado.

A Semana de Prevenção à Endometriose e Infertilidade foi instituída pela Lei nº 8.438 para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessas doenças.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Furto de energia no país gerou custo de R$ 10,3 bilhões em 2024

    O furto de energia, conhecido como perdas não técnicas de [...]

  • Centro Cultural de Aracaju Marco zero da capital sergipana, espaço de preservação da memória, promoção da cultura

    Localizado no centro histórico de Aracaju, o Centro Cultural de [...]

  • População de Salgado é beneficiada com mais de 160 serviços durante passagem da 56ª edição do ‘Sergipe é aqui’

    Conhecido como ‘Cidade das Águas’, o município de Salgado, com [...]

  • Tributação de dividendos pode afetar investimentos no Brasil, alertam especialistas e entidades

    O debate em torno do Projeto de Lei 1.087/2025, em [...]

  • Ronda Maria da Penha de Sergipe recebe quatro novas viaturas para ampliar proteção às mulheres

    A proteção às mulheres vítimas de violência em Sergipe ganhou [...]