Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Sergipe entraram em greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (28). A informação foi passada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Sindprev-SE).
O ato para chamar a atenção para a greve foi realizado na manhã desta segunda-feira em frente a agência do INSS na Avenida Ivo do Prado, no centro de Aracaju.
Em carta aberta à população o sindicato explicou que a greve foi deflagrada para que seja realizado um concurso público, bem como a recomposição salarial, a reestruturação do INSS e o retorno ao atendimento presencial.
“Os servidores do INSS estão em greve em função de todo o sofrimento que o povo brasileiro, tanto os contribuintes quanto os cidadãos idosos e com deficiência em situação de pobreza, vem passando, ao não ter os seus direitos reconhecidos dentro de um tempo aceitável. E isso tudo se deve à falta de condições de trabalho, cortes de recursos, precários sistemas e a ausência de concurso público para repor as mais de 20 mil vagas perdidas nos últimos 5 anos só no INSS. O Governo não contrata servidores para atender a população, substituindo seus funcionários pelo “MEU INSS” (aplicativo e internet) e “135” (empresa terceirizada/privada), os quais não funcionam a contento e não atendem às necessidades dos cidadãos brasileiros”, completa a carta aberta.
Segundo o Sindicato da Previdência de Sergipe (Sindiprev), em todo o país, são quase 3 milhões de requerimentos na fila.
A greve faz parte de uma ação nacional, que teve início no último dia 23. No dia 25, a categoria estadual decidiu, em assembleia, pela adesão.