Os primeiros meses deste ano foram marcados por intensas chuvas e tragédias decorrentes delas, com destaque para as ocorrências em Petrópolis e na região de Angra dos Reis e Paraty, no Estado do Rio de Janeiro. No entanto, em sua grande maioria, chuvas intensas podem ser identificadas com antecedência, com um significativo avanço, nas últimas décadas, dos sistemas de monitoramento e alerta.

Com o aprimoramento das tecnologias de coleta de dados, dos satélites e de processamento de alto desempenho, a meteorologia passou a fazer parte do planejamento de diversas atividades – cotidianas, esportivas, industriais, agrícolas, militares e de prevenção a desastres naturais. A previsão de chuvas com a maior antecedência possível é crucial para que o maior número de pessoas sejam informadas em tempo hábil, a fim de evitar áreas de potencial risco, e para permitir que as autoridades competentes tomem decisões de prevenção e divulgação junto à população.

A Marinha do Brasil (MB) emite avisos de mau tempo para ocorrência de ventos fortes (acima de 60 km/h), mar grosso (ondas acima de 3,0 metros em alto-mar), baixa visibilidade (restrição abaixo de 1 km) e de ressaca (ondas com mais de 2,5 metros atingindo a costa). Dentre os serviços disponibilizados no site do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), os mais acessados pelo público são os avisos de mau tempo e o serviço de modelagem numérica. Em média, são emitidos cerca de 1500 avisos por ano, sendo atualizados em diversos canais de transmissão (rádio, internet, aplicativo e via satélite).

A demanda pelos avisos de mau tempo é grande por se tratar de informações relevantes ao navegante, uma vez que traz condições adversas que podem apresentar riscos à navegação. Além disso, o cidadão pode consultar as previsões meteorológicas especiais, que são boletins elaborados para locais específicos, atualizadas diariamente com previsão de condição do tempo (chuva e nebulosidade), direção e intensidade do vento, direção e altura das ondas e visibilidade. Essas previsões estão disponibilizadas no site do CHM, no link “Previsões Especiais”.

A Marinha também disponibiliza outros dois canais de disseminação das informações meteorológicas para o público em geral: a página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook e o aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download nas plataformas Android e IOS.

Aplicativo “Boletim ao Mar” facilita o acesso às previsões do tempo
Agência Marinha de Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sergipe institui carteira de identificação para pessoas com hemofilia

    O Governo de Sergipe sancionou a Lei nº 9.585, que cria [...]

  • STF pede que PGR apure abuso em greve de peritos do INSS

    O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou [...]

  • Governo de Sergipe discute reestruturação de contratos com a Caixa para otimizar investimentos

    O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e a secretária de [...]

  • Brasil é 5º país com mais denúncias de abuso sexual infantil online

    Em 2024, o Brasil figurou em quinto lugar na lista de [...]

  • Prefeita Emília Corrêa comemora aprovação da Secretaria Municipal das Mulheres

    Com o objetivo de formular, coordenar e executar ações voltadas [...]