Sergipe apresenta a menor taxa de rotatividade empregatícia do Nordeste, equivalente a 26,53%, e a terceira menor taxa de rotatividade do Brasil. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, que trouxe o novo componente referente à rotatividade empregatícia no mês de julho. A taxa representa a amplitude com que a força de trabalho é substituída no mercado no período.

Esta nova informação faz referência ao estoque de empregos, ou seja, àquelas pessoas que estão trabalhando com carteira assinada naquele momento. Segundo a avaliação do secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, o resultado sergipano é uma indicação da maturidade do mercado e da força de trabalho dos sergipanos.

“O trabalhador que está ingressando no mercado de trabalho está permanecendo por mais tempo no emprego, ou seja, não está havendo uma rotatividade, demissão dos trabalhadores e contratação de novos trabalhadores. Isso é fruto das políticas públicas de qualificação, de fortalecimento do trabalhador para que ele, ao ingressar no mercado de trabalho, atenda aos requisitos da empresa e possa permanecer por mais tempo empregado”, avalia Jorge Teles.

Em relação à taxa de rotatividade, Sergipe é superado no país somente pelo Distrito Federal, que detém a primeira posição (26,17%), e pelo Rio de Janeiro (26,45%) na segunda. A taxa de rotatividade mede o percentual dos trabalhadores substituídos mensalmente em relação ao estoque vigente no primeiro dia do mês, em nível geográfico e setorial, mas não em nível ocupacional.

 

 

Fonte: SECOM – SE

Foto: Arthuro Paganini

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Colégio Sagrado Coração de Jesus celebra 36 anos de história em Itabaiana

    Fundado em 1993, o Colégio Sagrado Coração de Jesus completa, [...]

  • Alex Melo repudia maus tratos a animais e pede punição aos responsáveis

    O vereador Alex Melo (PRD) repudiou os maus tratos aos [...]

  • Ações de fiscalização da Sefaz recuperaram quase R$ 275 milhões para os cofres públicos

    As ações de fiscalização realizadas pela Secretaria de Estado da [...]

  • Limpeza e praias próprias para banho impulsionam Aracaju como referência no litoral nordestino

    Aracaju vem se consolidando como um dos destinos litorâneos mais [...]

  • SMTT informa alterações no trânsito em virtude dos blocos de carnaval deste final de semana

    A realização de diversos blocos carnavalescos em Aracaju vai provocar [...]