Atenção! Desse total, R$400 mi ficam no Estado e R$ 245 mi vão para os 75 municípios, sendo R$109 mi para saúde e R$ 526 mi para gastos livres

  • O Estado de Sergipe irá receber do Governo Federal, através do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus para estados, Distrito Federal e municípios, R$ 400 mi, sendo que R$ 86 milhões para serem investidos na saúde pública e R$ 314 milhões para livre aplicação. De acordo com a Lei Complementar 173, de 2020, publicada na última quinta-feira, 28, no Diário Oficial da União, as 75 cidades sergipanas, também receberão o montante de R$ 245 mi, sendo R$ 33 mi para saúde pública e R$ 212 para livre aplicação.

Segundo o texto da Lei Complementar, produtos e serviços adquiridos com o dinheiro do programa devem ser contratados preferencialmente junto à microempresas e empresas de pequeno porte. Fica de fora do rateio o ente da federação que tenha entrado na Justiça contra a União após o dia 20 de março por conta da pandemia de coronavírus.

Além disso, o auxílio financeiro será dividido em quatro parcelas iguais ao longo deste ano e parte deverá ser usada para o pagamento de profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Lei de Responsabilidade Fiscal

Durante o estado de calamidade pública, estados, Distrito Federal e municípios ficam dispensados de cumprir algumas exigências previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101, de 2000), como o atingimento de metas fiscais e o limite para a dívida consolidada. Também ficam afastados empecilhos legais para realização e recebimento de transferências voluntárias. Mas esse afrouxamento só vale para atos necessários ao atendimento do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus.

Com informações da Agência Senado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Centro de Terapias Integradas do Ipesaúde marca progresso na qualidade de vida de crianças neurodivergentes

    “Por já ter trabalhado com uma neuropediatra adquiri a facilidade [...]

  • Ricardo Marques propõe reduzir custos de taxistas e motoristas de aplicativo com incentivo à mobilidade limpa

    O vice-prefeito de Aracaju e pré-candidato ao Governo de Sergipe, [...]

  • Prefeitura e movimentos sociais alinham ações para os 25 anos da Parada LGBTQIAPN+ de Sergipe

    A Prefeitura de Aracaju recebeu, nesta quinta-feira, 25, integrantes da [...]

  • Preços de combustíveis e café caem e inflação recua em junho, aponta prévia do IBGE

    Arquivo Preços do café moído tiveram redução média de 3,69 [...]

  • Calcinha Preta reúne mais de 23 mil pessoas em Aracaju e protagoniza um dos maiores shows do São João 2026

    A Calcinha Preta mostrou mais uma vez por que é [...]