O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), publicou a portaria nº 36/2024, que trata da convocação da Conferência Estadual do Meio Ambiente (Coema). Com o tema ‘Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica’, o evento será realizado entre 15 de janeiro e 15 de março de 2025.

A fim de contribuir para o conhecimento e a difusão da emergência climática e da agenda política correlata, a Coema tem entre seus objetivos: consolidar as preferências da sociedade em uma agenda de mitigação compatível com o objetivo global de limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC; e promover a transformação ecológica em Sergipe.

Além disso, o evento deverá contribuir para que medidas de adaptação sejam adotadas pelos municípios; incentivar a ampla participação de populações e territórios em situação de vulnerabilidade climática nos diálogos sobre as medidas de adaptação às alterações climáticas; e eleger delegados para a Etapa Nacional da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA).

Para a secretária da Semac, Deborah Dias, a conferência representa uma oportunidade única para promover a reflexão coletiva sobre os desafios urgentes relacionados às mudanças climáticas. “Será um espaço para alinharmos políticas públicas, fortalecer o engajamento social e buscar soluções integradas que atendam às necessidades do nosso estado. O debate sobre como adaptar nossas práticas e transformar nossa realidade em tempos de crise climática é crucial para garantir um futuro mais sustentável”, salientou.

Convocação

A gerente de Educação e Relações Sociais da Semac, Isabelle Blengini, explicou que a publicação da portaria tem como objetivo convocar os municípios a realizarem suas próprias conferências. “Enquanto Secretaria de Estado do Meio Ambiente, estamos fortalecendo esse movimento das conferências, pois reconhecemos que elas são espaços fundamentais de discussão, aprendizado eco-pedagógico e elaboração de propostas que serão debatidas e aprovadas pelos delegados municipais. Posteriormente, elas irão reverberar na Conferência Estadual do Meio Ambiente, organizada pela Semac”, disse.

O prazo final para que os municípios realizem suas conferências é até 15 de dezembro de 2024. Essa mobilização é de grande importância, especialmente diante da urgência climática. “O objetivo é promover um debate sobre as demandas do Estado, fortalecer as propostas locais e encaminhá-las para a Conferência Nacional”, informou Isabelle Blengini.

Com a publicação da portaria, também é estabelecida a criação da Comissão Organizadora Estadual (COE) da Coema, a ser presidida pela Semac. O grupo será constituído por seis representantes do Poder Público, seis da sociedade civil e dois de colegiados ambientais.

Confira a convocação no Diário Oficial do Estado, por meio deste link.

 

 

Fonte: SECOM – SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Instituições assinam pacto em defesa da democracia e do voto livre nas Eleições 2026

    Objetivo da iniciativa é prevenir e combater a prática do [...]

  • Padre Júlio Lancellotti ministrará palestra no I Seminário Formativo POP Rua promovido pela Prefeitura de Aracaju

    Na próxima terça-feira, 1º de setembro, a Prefeitura de Aracaju, [...]

  • Brasil promete restaurar 163 mil km² de terras degradadas até 2030

    O Brasil apresentou nesta terça-feira (25) as primeiras metas de [...]

  • Grupo Disney conquista sergipanos e transforma sonho de conhecer Orlando em experiência compartilhada

    O sonho de conhecer a Disney, que por muitos anos [...]

  • Escolas e educadores podem iniciar a seleção de livros didáticos para 2027-30. Saiba como

    : Fábio Nakakura/MEC Processo de escolha envolve debate nas escolas [...]