Na última sexta-feira, 25, foi sancionada e promulgada a Lei Municipal nº 572/2025 que cria a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) da Serra da Miaba II, localidade de 163.239 hectares no município de Campo do Brito, no Agreste Central sergipano. O espaço consiste em uma Unidade de Conservação Municipal de Uso Sustentável, que tem como objetivo proteger ecossistemas de relevância ecológica e beleza cênica para realização de pesquisa científica, educação ambiental, ecoturismo e visitação pública. Essa iniciativa reflete o compromisso do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em implementar a política de ecoturismo por meio de ações que viabilizem turismo sustentável e preservação ambiental.

A Arie Serra da Miaba II integra o Complexo Serra da Miaba, uma região de significativa importância ecológica, localizada em uma das regiões de maior riqueza natural do interior já reconhecida pelo valor paisagístico e pela biodiversidade. Agora, conta com um novo instrumento legal de proteção que abrange uma área significativa do respectivo território.

De acordo com a engenheira ambiental da Secretaria de Estado do Turismo, Thassia Luiza Costa, a expectativa é de que a iniciativa contribua, tanto para a proteção do meio ambiente quanto para o fortalecimento da economia local, por meio do ecoturismo voltado, principalmente, à preservação ambiental com uso sustentável e regulamentado para evitar impactos ambientais. A engenheira ressalta, ainda, que o Complexo Serra da Miaba é parte de um planejamento que já aprovou duas unidades de conservação municipais, a Pedra da Arara e a Cachoeira de Macambira. “Agora, aguardamos a aprovação da Serra da Miaba I, no município de São Domingos, conforme estudos técnicos que realizamos em parceria com a  Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas”, explica.

 

 

Fonte: SECOM – SE

 FOTO: Marcos Santiago

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • SIAL Paris: empresas brasileiras ampliam busca por mercados externos em meio a tarifas dos Estados Unidos

    Das 156 companhias brasileiras presentes na feira, 74 foram afetadas [...]

  • Vila da Criança reúne espetáculos teatrais, cinema e atrações recreativas na Orla da Atalaia

    Na programação de sexta-feira, 23, a domingo, 25, público poderá [...]

  • Portaria convoca instituições financeiras para 3ª fase do Desenrola

    Bancos terão cinco dias úteis para apresentar dívidas ao governo [...]

  • Procon Aracaju orienta idosos sobre prevenção contra golpes digitais

    Ação realizada no Cras Rosa Emília Machado dos Santos reforçou [...]

  • Batista Lima In Concert: 50 anos de vida, 37 de música e uma história escrita pelo amor

    Há histórias que são contadas pelo tempo. Outras são cantadas, [...]