Na última sexta-feira, 25, foi sancionada e promulgada a Lei Municipal nº 572/2025 que cria a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) da Serra da Miaba II, localidade de 163.239 hectares no município de Campo do Brito, no Agreste Central sergipano. O espaço consiste em uma Unidade de Conservação Municipal de Uso Sustentável, que tem como objetivo proteger ecossistemas de relevância ecológica e beleza cênica para realização de pesquisa científica, educação ambiental, ecoturismo e visitação pública. Essa iniciativa reflete o compromisso do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em implementar a política de ecoturismo por meio de ações que viabilizem turismo sustentável e preservação ambiental.

A Arie Serra da Miaba II integra o Complexo Serra da Miaba, uma região de significativa importância ecológica, localizada em uma das regiões de maior riqueza natural do interior já reconhecida pelo valor paisagístico e pela biodiversidade. Agora, conta com um novo instrumento legal de proteção que abrange uma área significativa do respectivo território.

De acordo com a engenheira ambiental da Secretaria de Estado do Turismo, Thassia Luiza Costa, a expectativa é de que a iniciativa contribua, tanto para a proteção do meio ambiente quanto para o fortalecimento da economia local, por meio do ecoturismo voltado, principalmente, à preservação ambiental com uso sustentável e regulamentado para evitar impactos ambientais. A engenheira ressalta, ainda, que o Complexo Serra da Miaba é parte de um planejamento que já aprovou duas unidades de conservação municipais, a Pedra da Arara e a Cachoeira de Macambira. “Agora, aguardamos a aprovação da Serra da Miaba I, no município de São Domingos, conforme estudos técnicos que realizamos em parceria com a  Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas”, explica.

 

 

Fonte: SECOM – SE

 FOTO: Marcos Santiago

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Gustinho e Hilda mobilizam grande público e confirmam apoio na Colônia Treze

    Povo nas ruas, famílias nas portas e uma caminhada que [...]

  • Aracaju é reconhecida pelo segundo ano consecutivo por excelência em governança pública

    Capital sergipana conquistou o primeiro lugar no Índice de Governança [...]

  • Receita investiga mais de R$ 160 milhões em créditos inexistentes usados por municípios

    A Receita Federal, a Polícia Federal (PF) e o Ministério [...]

  • Painel orienta exportadoras a buscar oportunidades abertas pelo acordo Mercosul-EFTA

    EFTA/divulgação Fachada de escritório da EFTA na capital belga, Bruxelas. [...]

  • Operação prende homem por tráfico de drogas em Japoatã

    Uma operação conjunta entre a Polícia Civil, por meio da [...]