Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) tiveram uma grande abertura em Brasília, na última quarta-feira, 9, reunindo mais de 7 mil participantes de diversas instituições de ensino superior do país. Com competições distribuídas em mais de 40 locais na capital federal, o evento é um dos mais aguardados pelo desporto universitário, proporcionando a integração entre atletas, técnicos e universidades de todas as regiões do Brasil.

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), viabilizou através de um apoio significativo o transporte da delegação sergipana, garantindo que os atletas pudessem competir no Jubs 2024. A delegação de Sergipe está fortemente representada, com 213 atletas de cinco universidades diferentes, acompanhados por 25 técnicos. Ao todo, os atletas sergipanos estão inscritos em 24 modalidades, o que reflete o comprometimento do estado com o desporto universitário.

Este ano marca a primeira participação de algumas universidades de Sergipe no evento, como Estácio, Pio Décimo e a Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese). Além delas, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Tiradentes (Unit) seguem marcando presença.

No primeiro dia de competições, Sergipe já começou com excelentes resultados. O destaque foi para o paratletismo, onde a atleta Ana Jenifer conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso; e a paranatação, com os atletas Lucas Prado e Ewellin Caitano levando o ouro nos 50m nado costas. As medalhas trazem orgulho para o Time Sergipe e reforçam a tradição do estado em competições de alto nível.

Entre os atletas que competem pela primeira vez está Wendel Dourado, estudante de Educação Física na Pio Décimo. O atleta do tênis de mesa falou com orgulho da sua ida a Brasília: “É uma honra enorme estar aqui. Sempre quis representar Sergipe, e poder competir ao lado de tantos atletas talentosos me dá ainda mais motivação para dar o meu melhor. A ajuda do Governo e da Secretaria de Esporte foi fundamental para que nós estivéssemos aqui’’, comemorou.

O diretor de esportes da Seel e vice-presidente da Federação Atlética de Estudantes de Sergipe (FAES), Flávio Oliveira, expressou grande entusiasmo e orgulho pela participação de mais universidades do estado nos JUBs. Ele destacou a importância do apoio do Governo de Sergipe e da Secretaria de Esporte, que viabilizaram a logística de transporte da delegação.

“Sem esse suporte, seria muito mais difícil trazer nossos atletas para Brasília. O Governo e as universidades estão unidos em prol do desporto universitário, e isso faz toda a diferença. Estamos aqui para competir e mostrar o potencial de Sergipe em diversas modalidades. Já conquistamos medalhas, o que nos dá muita confiança para o restante das competições. Esse é apenas o começo, e acreditamos que Sergipe tem tudo para se destacar ainda mais”, exaltou o gestor.

Já Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), destacou a importância e o impacto dos Jogos Universitários Brasileiros 2024, tanto para o desporto universitário quanto para o desenvolvimento social e educacional dos estudantes-atletas. Segundo ele, o evento em Brasília reforça o papel da CBDU na inclusão e na promoção do esporte entre os jovens universitários de todo o Brasil.

“Os JUBs são mais do que apenas uma competição esportiva. Este é um espaço de integração, desenvolvimento e troca de experiências entre estudantes de todo o país, estamos falando de mais de 7 mil participantes. E um dos nossos grandes orgulhos é o foco na inclusão. Temos atletas de alto rendimento, mas também competidores paralímpicos, mostrando que o desporto universitário é para todos”, afirmou.

Luciano Cabral ainda elogiou o empenho das universidades e governos estaduais, como o de Sergipe. “A participação de delegações como a de Sergipe, com centenas de atletas e um forte apoio do Governo, mostra como o desporto universitário tem o poder de mobilizar e desenvolver não apenas os jovens, mas também as comunidades ao redor deles. Esses atletas são verdadeiros embaixadores de seus estados e universidades”, declarou.

O evento segue até o dia 19 de outubro, com grandes expectativas para os atletas sergipanos em diversas outras modalidades.

Fonte: Ascom Seel

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo de Sergipe fortalece o serviço público com 19 concursos públicos em vigência e 530 convocações realizadas

    Assim como a geração de empregos, a valorização do serviço [...]

  • Embrapa na COP 29: Brasil é líder mundial em uso de biofertilizantes e biodefensivos

    Agrotóxicos e fertilizantes químicos são motivo de preocupação e críticas [...]

  • Brasileiras: 1/5 já sofreu ameaça de morte dos ex e atuais parceiros

    No Brasil, duas em cada dez mulheres (21%) já foram [...]

  • Programa Sementes do Futuro melhora produtividade e garante segurança alimentar aos agricultores sergipanos

    Na comunidade Lagoa do Roçado, em Monte Alegre, alto sertão [...]

  • Teo Santana esclarece desconforto no WE LOVE PAGODE, responsabiliza a casa de eventos e pede desculpas ao público

    A Teo Santana Produções & Eventos vem a público apresentar [...]