Sergipe tem avançado de forma significativa no setor do turismo. Prova disso é o resultado da análise realizada pela Fecomércio Sergipe, em parceria com a Fecomércio São Paulo, que mostrou o estado com crescimento de 7,9% na movimentação econômica das atividades do setor nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano. Vale destacar que esse percentual se destaca ainda mais, porque supera em 61,22% os 4,9% do crescimento em nível nacional.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, esse resultado reflete o trabalho do governo na promoção e valorização do potencial turístico de Sergipe. “Estamos colhendo os frutos de um planejamento estratégico. Esse crescimento de 7,9% não é apenas um número; é o reflexo do trabalho integrado entre governo, trade turístico, operadoras de turismo e entidades do setor. Sergipe está se consolidando como destino competitivo e acolhedor no Brasil. Com o turismo sendo tratado como política pública de estado, Sergipe está, cada vez mais, no radar dos viajantes brasileiros”, destaca.

De acordo com  os números da análise, o estado apresentou evolução constante no primeiro trimestre de 2025. Foram contabilizados R$ 181,3 milhões de movimentação nos negócios das empresas do setor nesse período, excluindo as compras de passagens aéreas. Comparado ao mesmo período do ano passado, registrou-se aumento de R$ 18,7 milhões. Segundo os especialistas da Fecomércio, esse cálculo foi feito com base nos estudos da Pesquisa Anual de Serviços (PAS), do Índice de Atividades Turísticas (Iatur) e da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

Assim, a ascensão do setor turístico sergipano ao final do primeiro trimestre deste ano coloca o estado em terceira posição no cenário do Nordeste. Neste ranking, é importante ressaltar que Sergipe fica atrás apenas da Bahia e do Rio Grande do Norte, estados consolidados como destino de turismo há muitos anos. Já no cenário nacional, ocupa a sexta posição, sendo ultrapassado por estados que são também são consolidados e considerados os principais destinos nacionais e internacionais.

Fatores importantes

É necessário destacar importantes fatores promovidos pelo Governo de Sergipe e que contemplam o excelente resultado do turismo no primeiro trimestre de 2025. A começar pelo fortalecimento do destino Sergipe por meio da intensificação das ações de promoção e divulgação nos principais mercados emissores de turistas para o estado. Desse modo, Sergipe tem participado das principais feiras de turismo do país, valorizando os atrativos regionais, como o Cânion do Xingó, em Canindé do São Francisco, as praias dos litorais norte e sul, as cidades históricas, a exemplo de São Cristóvão e Laranjeiras, e os eventos-âncoras na Orla da Atalaia – Vila da Páscoa, Vila do Forró e Arraiá do Povo, Vila da Criança e Vila do Natal Iluminado.

Além disso, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE) e com algumas das principais operadoras de turismo do Brasil, a Setur tem desenvolvido capacitações para milhares de agentes de viagens, entre outros profissionais de turismo, a fim de que possam vender o destino com mais propriedade e atrair ainda mais turistas para o estado. Sem contar a ampliação da malha aérea, com centenas de voos extras sendo disponibilizados no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria no período de alta temporada, o que tem contribuído para o aumento do fluxo de passageiros. Diante disso, com mais turistas, a economia cresce ao ter segmentos do turismo aquecidos, como as redes de hotéis e de bares e restaurantes, fomentando a geração de emprego e renda.

Feliz com o crescimento significativo do turismo sergipano nos primeiros três meses de 2025, o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, já vislumbra um futuro ainda mais promissor para o setor. “Temos visto como Sergipe está cada vez mais bem posicionado no turismo nacional e internacional. Acredito que continuemos crescendo ainda mais, porque o estudo seguinte contará com o período junino, que tem apresentado ainda mais crescimento nos últimos anos”, aponta.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: SECOM -SE

Foto: Arthuro Paganini/Arquivo

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