No último final de semana, os judocas sergipanos Edu Ramos e Istelina Silva conquistaram duas medalhas de bronze no Pan-Americano da modalidade, realizada na cidade de Lima (Peru). Na competição, o Brasil conquistou 12 medalhas, sendo quatro medalhas de ouro, duas de prata e seis de bronze.
“Foram combates muito difíceis, porque apesar de ser uma competição continental, o Pan-Americano de Lima contou com a participação de aletas da Europa, com outras técnicas de defesa e ataque. Eu mesmo enfrentei um judoca francês. Foi a minha luta mais difícil. Ali perdi a classificação para a final. Mesmo assim, conquistei a medalha de bronze. Foi ótimo, porque deu para avaliar o nível que a gente está e onde podemos chegar”, comemora Edu Ramos.
Istelina teve um caminho mais tranquilo na competição. Ela enfrentou a atleta americana duas vezes e disputou o bronze com a República Dominicana. “Foi uma competição de alto nível. Mas esse é o grande detalhe. A gente que quer chegar a uma Olimpíada, tem que enfrentar os maiores judocas do mundo, ganhar experiência e ranquear, para garantir vaga na Seleção Brasileira. Esse é o nosso foco”, afirma Istelina.
Edu Ramos e Istelina Silva estão se preparando para conquistar uma vaga na Seleção Brasileira de Judô, que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão), em 2020. E ainda esta semana embarcarão esta semana para Buenos Aires, onde representarão o Brasil no Pan-Americano de Judô da Argentina.