O evento teve sua abertura realizada pelo diretor-presidente da Sergas, Valmor Barbosa, que agradeceu a presença de todos e destacou a importância desses encontros para o segmento de gás natural. “Desde ontem nós estamos reunidos, participando dessa programação extensa, discutindo e compartilhando experiências das distribuidoras coirmãs, fazendo uma reflexão em conjunto, acompanhando o novo cenário do gás natural que se movimenta muito rápido, com a entrada de novos players no mercado. As companhias do Brasil inteiro estão se movimentando para encontrar supridores com preços competitivos”, disse o diretor-presidente da companhia.
Entre os temas em debate no evento tiveram destaque o mercado de gás; o cenário e expectativas de oferta; a negociação de suprimentos por parte da Petrobras e outros supridores; a transição no Nordeste; os corredores azuis sustentáveis do Nordeste; as leis estaduais do gás e as respectivas regulações.
Valmor lembrou também que, de forma inovadora, a Sergas promoveu no primeiro dia de evento um encontro entre os assessores de comunicação das Distribuidoras do Nordeste, onde foram tratados temas importantes para comunicação das companhias do segmento de gás natural, com debates e palestras.
O presidente da Abegás, Hugo Santana de Figueirêdo Junior, participou do evento e falou sobre o mercado do gás e as expectativas de oferta. Para ele, a movimentação e transição do mercado acontece não só no Brasil, mas também no mundo. “Fazemos reuniões periódicas com supridores do Brasil inteiro, onde acompanhamos toda essa movimentação de mercado, mas com o foco no Nordeste e analisando como as distribuidoras da região estão lidando com todas essas mudanças que estão acontecendo no cenário nacional e internacional”, disse Hugo Santana de Figueirêdo Junior.
Visita – A visita à Unigel reuniu representantes das Distribuidoras e do Governo, a exemplo do superintendente executivo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Marcelo Menezes, que falou sobre a importância da aprovação da Lei do Gás no contexto das Distribuidoras de Gás.
“Na realidade, a aprovação da Lei do Gás abriu um novo momento de competitividade para o mercado de gás e esse mercado está no processo de transição, entre uma situação de monopólio, que anteriormente existia para uma entrada de novos supridores. Então, alguns estados já viabilizaram alguns suprimentos com novos produtores, outros como a Sergas estão trabalhando intensamente na busca de viabilizar esses novos contratos. Nesse contexto, a troca de experiências, o conhecimento do trabalho que cada distribuidora está fazendo é extremamente importante, visando compreender as iniciativas bem sucedidas e que todos os estados possam avançar nesse novo mercado”, disse o superintendente.
O evento contou, ainda, com a participação dos diretores presidentes – Jailson Galvão da PBGás (Paraíba), José Ediberto de Omena da Algás (Alagoas), Hugo Santana de Figueirêdo Junior da Cegás (Ceará), Roberto Alves Pereira da Gáspisa (Piauí), Luiz Raimundo Barreiros Gavazza da Bahiagás (Bahia), Larissa Dantas da Potigás (Rio Grande do Norte), além de diretores, gerentes de diversas áreas da companhias que estiveram presentes no encontro em Sergipe.