Na manhã desta quinta-feira (7), foi protocolado na Mesa do Senado um pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as causas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG), que aconteceu no último dia 25 e deixou 150 mortos e 182 desaparecidos até o momento.

O requerimento, entregue pelos senadores Otto Alencar (PSD/BA) e Carlos Viana (PSD/MG), tem 44 assinaturas, 17 a mais que o mínimo exigido. Segundo o senador Carlos Viana, inicialmente a comissão não tem caráter punitivo, mas sim voltado para a proposição de uma legislação mais moderna.

Segundo Viana, a Agência Nacional de Mineração, criada em 2017, não tem estrutura suficiente para fiscalizar a situação das barragens de rejeitos. “Se tivéssemos modernizado a legislação na hora certa, se tivéssemos permitido uma agência mais moderna, teríamos salvado a vida dessas pessoas”, afirmou.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP), também assinou o requerimento, e adiantou que na próxima terça-feira (12), o documento deve ser lido no plenário da Casa. A partir daí os líderes podem indicar os nomes que irão compor a comissão, sendo 11 titulares e sete suplentes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Conheça os principais pontos do Programa Brasil Contra o Crime Organizado

    A proposta é articular investimentos, inteligência e a ação coordenada [...]

  • Sergipe registra maior alta de renda do Nordeste em 2025

    Sergipe registrou um rendimento médio mensal de R$ 2.591 em [...]

  • Férias, São João e Copa do Mundo impulsionam viagens entre sergipanos nos próximos meses

    A combinação entre férias escolares, festas juninas e a Copa [...]

  • Cantora sergipana Araly lança videoclipe “A Noiva do Século XXI”

    A cantora e compositora sergipana Araly lançou nesta semana o [...]

  • Prefeitura reforça valorização da enfermagem e avança na consolidação de direitos para categoria

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]