Na manhã desta quinta-feira (7), foi protocolado na Mesa do Senado um pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as causas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG), que aconteceu no último dia 25 e deixou 150 mortos e 182 desaparecidos até o momento.

O requerimento, entregue pelos senadores Otto Alencar (PSD/BA) e Carlos Viana (PSD/MG), tem 44 assinaturas, 17 a mais que o mínimo exigido. Segundo o senador Carlos Viana, inicialmente a comissão não tem caráter punitivo, mas sim voltado para a proposição de uma legislação mais moderna.

Segundo Viana, a Agência Nacional de Mineração, criada em 2017, não tem estrutura suficiente para fiscalizar a situação das barragens de rejeitos. “Se tivéssemos modernizado a legislação na hora certa, se tivéssemos permitido uma agência mais moderna, teríamos salvado a vida dessas pessoas”, afirmou.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP), também assinou o requerimento, e adiantou que na próxima terça-feira (12), o documento deve ser lido no plenário da Casa. A partir daí os líderes podem indicar os nomes que irão compor a comissão, sendo 11 titulares e sete suplentes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Novo espaço para comercialização de pescados no Terminal Pesqueiro já está em pleno funcionamento

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de [...]

  • Sergipe conquista nota mais alta de classificação por política fiscal adotada pela gestão estadual

    Os resultados da política fiscal adotada pelo Governo de Sergipe, [...]

  • Instituto Clima e Sociedade lança edital para projetos que usam IA

    O Instituto Clima e Sociedade (iCS) lançou o edital Desafio [...]

  • Abril Verde 2025: campanha alerta para impactos das mudanças climáticas no mundo do trabalho

    Em Sergipe, caminhada na Orla da Atalaia marca o início [...]

  • Em reunião com ministro dos Transportes, Fábio Mitidieri informa que edital de licitação do trecho Sul da BR-101 será publicado no dia 10

    Nesta quinta-feira, 3, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, esteve [...]