O Senado aprovou projeto de lei (PL) que estabelece protocolo de prevenção de violência contra mulheres em estabelecimentos públicos. Voltado principalmente a locais de entretenimento, o PL 3/2023 prevê também medidas visando ao atendimento a vítimas, além de instituir o selo Não nos Calaremos – Mulheres Seguras para esses estabelecimentos.

A proposta foi inspirada em uma iniciativa adotada pela Espanha, o No Callem (Não se calem), que ficou internacionalmente conhecida após o caso do jogador de futebol brasileiro Daniel Alves, preso desde janeiro naquele país, acusado de ter estuprado uma jovem no banheiro de uma boate em Barcelona.

Aprovada na forma de substitutivo e tendo como relatora em plenário a senadora Augusta Brito (PT-CE), a matéria voltará à análise da Câmara dos Deputados. O texto aprovado teve como base substitutivo apresentado pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) à Comissão de Direitos Humanos, elaborado a partir das medidas previstas em seis outros projetos que tramitaram conjuntamente.

O protocolo cria uma dinâmica a ser adotada para evitar o agravamento das situações de violência em potencial, preservando a integridade da vítima. Entre as medidas previstas, está a de atendimento célere à vítima; a garantia de proteção pela equipe do estabelecimento; o afastamento do agressor e o acompanhamento da vítima, por uma pessoa de sua escolha, bem como meio de transporte seguro na saída do estabelecimento.

Os organizadores de eventos e de locais de lazer deverão manter uma pessoa de sua equipe informada sobre o protocolo, divulgar canais de acionamento das medidas protetivas e preservar o local do incidente para adoção das medidas policiais.

Os profissionais do estabelecimento ou do evento deverão estar atentos a sinais de vulnerabilidade à violência sexual em razão do consumo de álcool ou de outras substâncias e, nesses casos, tomar as providências cabíveis.

*Com informações da Agência Senado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Parcela de famílias que pagam aluguel sobe 25% em 8 anos, mostra IBGE

    Apesar de a maioria dos brasileiros morar em casa própria [...]

  • Prefeitura de Aracaju apresenta avanços realizados na assistência à população em situação de rua em audiência na CMA

    Na tarde da última quinta-feira, 21, a Prefeitura de Aracaju, [...]

  • Proporção de brasileiros que moram sozinhos cresce 52% em 12 anos

    A proporção de brasileiros que moram sozinhos saltou 52% no [...]

  • Comunidades no Nordeste fazem de saberes e sabores rotas de turismo sustentável

    Projeto em Alagoas, Pernambuco e Sergipe estimula a estruturação de [...]

  • Alese sedia ‘Seminário Estadual do PNE’ para debater diretrizes e metas da educação nacional

    Um debate fundamental para o futuro da educação sergipana tomou [...]