O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (13) projeto de lei que endurece a cobrança sobre empregadores que não pagam salários iguais para homens e mulheres. A proposta segue para a análise da Câmara dos Deputados. 

O texto pretende assegurar o que estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que prevê salário igual para homens e mulheres na mesma função e na mesma atividade.

De acordo com o projeto, de autoria do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), cada caso precisará ser apurado em ação judicial e, se constatada a ilegalidade, a empresa será punida com a aplicação de multa em favor da funcionária prejudicada. O valor deverá corresponder ao dobro da diferença salarial verificada mês a mês.

Segundo o senador, a diferença salarial média entre homens e mulheres chega a 23% nas micro e pequenas empresas, saltando para 44,5% nas médias e grandes. Os dados integram o Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas de 2014.

*Com informações da Agência Senado

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Com fim da escala 6×1, mulher tem mais acesso a trabalho, diz ministra

    A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, considera que o fim [...]

  • Noite de abertura do 3º Itabaiana Festival tem mistura de ritmos e grande participação do público

    O município de Itabaiana, no agreste sergipano, deu início, na [...]

  • Congresso derruba veto de Lula e mantém PL da Dosimetria

    O Congresso Nacional derrubou, nesta quinta-feira (30), o veto do [...]

  • Aracaju sustenta geração de empregos em Sergipe e se consolida como motor econômico do estado

    Mesmo diante de um cenário de retração no interior sergipano, [...]

  • Lula anuncia pacote que dá desconto em dívidas da população e que barra gasto em bets

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em pronunciamento na [...]