Os senadores aprovaram nesta quarta-feira (6) o projeto de lei que institui a Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para População em Situação de Rua (PNTC PopRua). O texto vai para sanção presidencial.

O projeto estabelece que União, estados e municípios poderão aderir de forma voluntária à política. Em caso de adesão, terão promover o acesso das pessoas em situação de rua à escola, ao mercado de trabalho e renda.

Uma das medidas previstas é a criação de bolsas de qualificação para essa população, chamadas Bolsas QualisRua. O pagamento das bolsas é arcar com as despesas daqueles que participarem de cursos de qualificação profissional e aulas para elevar a escolaridade. A bolsa não impedirá o recebimento de benefícios de programas de transferência de renda e demais auxílios.

O ente federativo que aderir à política deverá instituir Centros de Apoio ao Trabalhador em Situação de Rua (CatRua), que vão ajudar na orientação profissional e na inserção do mercado de trabalho.

Escolas públicas infantis e dos ensinos fundamental, médio e integral terão de disponibilizar vagas para crianças e adolescentes em situação de rua.

Levantamento do Ipea aponta que a população em situação de rua no país cresceu 38% entre 2019 e 2022, somando 281.472 pessoas.

* Com informações da Agência Senado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Alunos com deficiência de escolas estaduais aprovados no Sisu 2026 ultrapassam barreiras e sonham com novas perspectivas

    O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 foi [...]

  • SUAS: como funciona a assistência social no Brasil e onde buscar atendimento

    Em situações de vulnerabilidade, risco social ou violação de direitos, [...]

  • Nível de investimento do Governo de Sergipe atinge recorde histórico em 2025

    Sergipe registrou em 2025 o maior nível de investimentos de [...]

  • País fecha 2025 com menor desemprego da história; renda do trabalho cresce 7,5% e é recorde

    Total de empregados do setor privado com carteira de trabalho [...]

  • O Plataforma Baby celebra inauguração de novo espaço no bairro Aruana

      O bairro Aruana, em Aracaju, ganhou um novo endereço [...]