
A segunda edição do ‘Tamo Junto Aracaju’ será realizada no próximo dia 20, sábado, das 8 às 13h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dom José Vicente Távora, no Bairro Industrial. O evento realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria de Governo (Segov), reunirá secretarias e órgãos municipais com o intuito de disponibilizar serviços gratuitos à população.
A Secretaria Municipal da Educação (Semed) participa do projeto com diversas ações. As atividades vão girar em torno dos variados campos de atuação da pasta no cenário educacional, como o artístico, esportivo, inclusão escolar, uso de tecnologias, entre outros. Cerca de 40 profissionais vinculados ao Departamento de Educação Básica (DEB) e ao Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) estarão a postos para atender a toda a comunidade.
A Coordenadoria de Arte (Coart) da Semed ficará à frente da ‘Oficina Cores e Brilhos’; a Coordenadoria de Educação Física e Esporte (Coefesp) estará responsável por atividades recreativas e lúdico-esportivas, com ações integradas com a Secretaria Municipal de Juventude e Esporte (Sejesp); a Coordenadoria de Educação Infantil (Coeinf) vai promover a ‘Oficina Cantinho Temático: Coordenação Motora, Linguagens e Matemática’.
Já a Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef) montará o ‘Cantinho Saeb’. Na sala reservada para o setor, haverá a divulgação da importância das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica, distribuição de panfletos e espaço destinado a diálogos com o público-alvo. Pais, responsáveis e alunos da rede vão compor a iniciativa.
O Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) assumirá a apresentação do Portal da Educação, ferramenta digital que permite aos pais e responsáveis acompanhar a vida escolar de seus filhos. Frequência, horário de entrada e saída da escola e notas estão entre os dados disponibilizados pela plataforma.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Aracaju estará presente com um serviço de orientação a pessoas que não concluíram os estudos na idade correta ou que nunca estudaram e pretendem iniciar. Durante o evento, serão apresentadas à população todas as escolas da rede de Aracaju que ofertam a modalidade, como proceder com relação à matrícula, início das turmas, turnos disponíveis e prazo de conclusão. Tudo isso será detalhado por meio de panfletos que serão distribuídos e orientação por parte dos servidores da Semed.
Além disso, profissionais ligados à EJA estarão disponíveis para tirar todas as dúvidas dos interessados e pessoas que desejam passar as informações para familiares. “Quem quiser se matricular, também será possível no ‘Tamo Junto’. Estaremos com computadores com o sistema aberto para fazer o cadastro”, explicou Ana Izabel, coordenadora da EJA. Ela destacou ainda que, na própria escola em que vai acontecer o Tamo Junto Aracaju, existe a oferta da modalidade, o que será positivo para ampliar o acesso à educação aos moradores da localidade.
O coordenador da Coart, Alessandro Felix, enaltece a proposta do espaço da Semed destinado às artes, apropriado para os responsáveis deixarem as crianças, enquanto usufruem dos demais serviços ofertados pela prefeitura. Ele explica, ainda, que as atividades preparadas objetivam despertar a criatividade do público infanto-juvenil.
Segundo Alessandro Felix, a finalidade é que eles possam recriar no dia a dia o que vão aprender no Tamo Junto Aracaju. “Através de materiais simples, como papelão, papéis, revistas, cola, vamos estimular os alunos a criar colagens, usando o glitter e o brilho para dar um efeito melhor, porque toda criança vislumbra muito a necessidade de usar esse material. São itens de fácil acesso, e o adolescente e a criança que visitarem a nossa sala poderão reproduzir tudo isso em casa”, explicou o coordenador da Coart.
A consultora extraordinária da Semed, Dayse Prado, destacou a importância do projeto por aproximar as secretarias municipais da população, atendendo os seus anseios e necessidades em diversas áreas. “Vamos contribuir levando educação, arte, inclusão e educação física. A secretaria conduzirá diversas oficinas para que as crianças participem; aos adultos, apresentaremos o Portal da Educação, para que eles possam fazer um uso assertivo da tecnologia. A presença de todos da comunidade é fundamental para abrilhantar esse momento”, afirmou Dayse Prado.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias.