Aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a Lei nº 9.035/2022institui a Semana Estadual de Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), a ser realizada, anualmente, no período que compreende o dia 13 de julho e inserida no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

De acordo com a propositura, o objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces em cidadãos com TDAH e TOD. Com isso, o estado de Sergipe e a sociedade civil organizada podem promover seminários, palestras, fóruns de debates e campanhas visando conscientizar e orientar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces, e do acompanhamento clínico desses transtornos.

O TDAH é um distúrbio que afeta de 3% a 5% das crianças em idade escolar, principalmente os meninos, tendo  como característica a desatenção, a hiperatividade e impulsividade. São sinais que se manifestam  na infância, mas podem perdurar por toda a vida se não forem devidamente reconhecidos e tratados.

Entre os principais comportamentos estão: ficar mexendo os pés e as mãos; se contorcer na cadeira, correr, subir nas coisas, incapacidade de brincar com calma, não para quieto, falar demais e responder antes de ouvir o final da pergunta.

Já o Transtorno Opositivo Desafiador trata-se de um distúrbio que ocorre na infância e adolescência e provoca sintomas como comportamento desafiador e impulsivo, dificuldade de lidar com frustrações e teimosia. Geralmente surge antes dos 8 anos de idade, mas também pode ser diagnosticado em crianças mais velhas ou adolescentes.

As crianças com diagnóstico de TOD costumam desafiar as regras e desobedecer pais e professores; se irritam com facilidade e são rancorosas, podendo ser vingativas. São excessivamente teimosas e podem ter dificuldades em lidar com situações de frustração.

O diagnóstico tanto de TDAH quanto de TOD, deve ser realizado por um médico psiquiatra, pediatra ou outro profissional de saúde como neurologista ou neuropediatra.

Fonte, Ascom – Alese.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura de Aracaju homologa licitação da limpeza urbana e encerra ciclo de contratações emergenciais

    A Prefeitura de Aracaju informa que foi homologado, nesta quarta-feira, [...]

  • Governo participa de lançamento da pedra fundamental da Unidade Hospitalar Deputado Pedrinho Valadares em Socorro

    O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, participou, nesta quarta-feira, 21, [...]

  • O Agente Secreto é indicado para quatro categorias do Oscar

    O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente [...]

  • SEMDE levará serviços voltados ao empreendedorismo e inovação à 5ª edição do Tamo Junto Aracaju

    A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEMDE) participa, [...]

  • Portaria especifica regras para execução de emendas parlamentares por parte dos municípios

    Os gestores públicos municipais devem estar atentos às regras sobre [...]