Companhia promove economia circular e mais de 82% do seu consumo de energia são de fontes renováveis

 

A crise climática mundial é uma realidade que vem desafiando toda a sociedade e organizações a tomarem providências urgentes para a preservação do meio ambiente. A Cencosud Brasil, uma das maiores supermercadistas do país, por meio da sua Comissão de Sustentabilidade, estabeleceu como pilares de atuação, a Governança Corporativa, o Planeta, o Produto e as Pessoas, e vem avançando em iniciativas para reduzir os impactos ambientais em suas redes GBarbosa, Mercantil Atacado, Perini, GIGA Atacado, Bretas, Prezunic e Spid.

Na Semana do Meio Ambiente, a Cencosud Brasil destaca seus avanços ao longo de 2023, entre eles: 82,4% da energia elétrica consumida são provenientes de fontes renováveis, 97,6% dos expositores ou ilhas de congelados são do modelo plug-in, que geram de 25% a 30% de economia, e 62,9% dos expositores refrigerados são fechados com portas que mantêm a temperatura dos alimentos.

Além da eficiência energética, a companhia promove a economia circular em unidades na Bahia, em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo.  Somente no ano passado foram vendidas cerca de 700 mil sacolas retornáveis; mais de 7,8 mil toneladas de papelão, plástico e metal foram coletadas e enviadas para reciclagem pelos parceiros logísticos, que realizam o descarte correto do material, evitando contaminação do solo e das águas.

Em parceria com a Seiva Coleta Reciclagem e o Programa Volte Sempre da Heineken, 53,8 toneladas de vidros foram enviadas para reciclagem e 4,7 toneladas de lâmpadas, provenientes dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) da Reciclus, foram recicladas.

A Cencosud Brasil e suas bandeiras seguem dedicadas a ampliar o escopo da sua atuação socioambiental. Em parceria com a Fundação Cargill, foram instalados 52 PEVs de óleo de cozinha em lojas das redes Bretas, em Goiás e Minas Gerais, e Prezunic, no Rio de Janeiro, onde também há projetos de eficiência hídrica nas lojas de Botafogo, Cachambi, Campinho e Campo Grande. Outro exemplo  de economia de água é o programa de captação e reuso de água de chuva na loja GIGA Tremembé, em São Paulo, que  reduz o consumo de água não potável que pode ser utilizada em vasos sanitários, irrigação de plantas, limpeza de áreas externas, entre outras.

Por todas essas ações, a Cencosud Brasil foi a vencedora regional do prêmio da Schneider Electric na América do Sul, que reconhece as iniciativas de sustentabilidade e os resultados alcançados entre os seus clientes e parceiros em todo o mundo.

 

 

 

Fonte: Assessoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil pode faturar até US$ 140 bilhões por ano com bioeconomia até 2032

    O estudo “O Potencial do Brasil na Bioeconomia do Conhecimento”, [...]

  • Guarda Municipal, Ministério Público de Sergipe e Energisa firmam cooperação para combater fiação e cabos clandestinos em Aracaju

    Com o objetivo de reduzir riscos de acidentes, proteger consumidores [...]

  • Brasil registra o menor déficit habitacional da história, aponta Ministério das Cidades

    A quantidade de famílias sem um imóvel próprio para morar [...]

  • Propostas de projetos para o Nordeste totalizam R$ 127,8 bilhões

    A chamada pública de projetos para a Região Nordeste, por [...]

  • Sema Aracaju participa da 2ª edição do ‘Tamo Junto’ com microchipagem e doação de mudas

    A Prefeitura de Aracaju realiza no próximo sábado, 20, a [...]