Elaborado a partir do Monitor de Secas da ANA, o material traz informações sobre a estiagem nos territórios sergipanos e projeções para os próximos meses

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) divulgou a análise de intensidade e impacto da seca em Sergipe durante o mês de agosto. Elaborado pela Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas, tendo como parâmetro dados disponibilizados pelo Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o material traz informações sobre a estiagem nos territórios sergipanos e projeções para os próximos meses.

Segundo a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro Silva, é possível observar que, de maneira geral, houve atenuação das condições de seca para a região do sertão e surgimento para as regiões do agreste e sul do estado, em comparação ao mês de julho. “Tais regiões apresentam no mês em análise intensidade de seca fraca, o que causa impactos negativos no plantio de culturas e nas pastagens”, explicou.

“Destaca-se que diante da climatologia e atuação do fenômeno climático El Niño, as condições para ocorrência de chuvas abaixo da média devem se intensificar nos próximos meses, bem como de altas temperaturas, o que favorece o aumento da evapotranspiração e, consequentemente, diminuição da umidade do ar e do solo”, acrescentou Wanda Tathyana, especialista que elaborou a análise.

Monitor de Secas

O Monitor de Secas, que tem como principal produto o Mapa do Monitor de Secas, é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca, cujos resultados consolidados são divulgados por meio do Mapa do Monitor de Secas. Essa iniciativa facilita a tradução das informações em ferramentas e produtos utilizáveis por instituições tomadoras de decisão e indivíduos, de modo a fortalecer os mecanismos de monitoramento, previsão e alerta precoce.

O objetivo do Monitor de Secas é integrar o conhecimento técnico e científico já existente em diferentes instituições estaduais e federais para alcançar um entendimento comum sobre as condições de seca, como: sua severidade, a evolução espacial e no tempo, e seus impactos sobre os diferentes setores envolvidos. Em Sergipe, a Semac é o órgão que atua no monitoramento de secas.

Mais informações podem obtidas no site: www.monitordesecas.ana.gov.br/mapa

 

 

Fonte: Agência Estado de Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • “Venda” de terreno da Emurb para a Secretaria de Educação segue sem explicação

    Algumas negociações financeiras, principalmente quando envolvem recursos públicos, ou seja, [...]

  • Artesãos sergipanos marcam presença na Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará

    O artesanato sergipano tem mais uma participação garantida em eventos [...]

  • STF retoma julgamento que pode ampliar foro privilegiado

    O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta sexta-feira (20) o [...]

  • Eleições 2024: primeiro digita o voto para vereador depois para prefeito

    O primeiro turno das eleições 2024 será realizado no dia [...]

  • Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

    Os ministérios das Mulheres e o Ministério do Trabalho e [...]