A Prefeitura de Aracaju realiza no próximo sábado, 20, a 2ª edição do ‘Tamo Junto Aracaju’, projeto que aproxima os serviços da gestão da população. Dessa vez, o evento acontecerá na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom José Vicente Távora, das 8h às 13h, no Bairro Industrial, e contará com um programação especial voltada ao bem-estar animal, à educação ambiental e à sustentabilidade.

Na oportunidade, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) vai oferecer, por meio do Aju Animal, a microchipagem gratuita de 100 animais, um serviço que contribui para a identificação segura dos cães e gatos da nossa cidade. Além disso, os técnicos do Aju Animal estarão auxiliando a população no cadastro para consultas e exames oferecidos gratuitamente pelo programa em parceria com clínicas veterinárias credenciadas.

O incentivo à sustentabilidade e a arborização também fazem parte da programação da Sema no evento. Serão doadas 200 mudas arbóreas e medicinais à população, haverá o plantio de árvores frutíferas na escola com a participação das crianças da região e a exposição do processo de compostagem realizado no Horto Municipal, que vai apresentar como transformar resíduos orgânicos em adubo.

De acordo com Emília Golzio, secretária do Meio Ambiente, a expectativa é que, cada vez mais, a população aracajuana abrace e se envolva em práticas sustentáveis. “A participação da Sema no ‘Tamo Junto’ tem o objetivo de mostrar para Aracaju um pouco das nossas iniciativas para tornar a nossa cidade mais verde, com políticas públicas ambientalmente mais justas e mais preparadas para os desafios que as mudanças climáticas já estão nos apresentando”, explica.

No que diz respeito ao descarte irregular de resíduos sólidos, a Educação Ambiental da Sema se junta à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para promover uma audiência pública e orientar a comunidade sobre os problemas associados à essa prática e a forma correta de descartar o lixo.

Para as crianças e adolescentes, a Sema preparou atividades educativas com foco em meio ambiente, promovendo o aprendizado por meio de dinâmicas que abordam temas como reciclagem, cuidado com manguezais, consumo consciente e proteção da fauna e flora.

Fonte, Agência Aracaju de Notícias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Lacen acompanha circulação de vírus respiratórios e reforça vigilância laboratorial em Sergipe

    O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), unidade [...]

  • Receita anuncia na próxima segunda (16) as regras do Imposto de Renda 2026

    A Receita Federal realizará coletiva de imprensa na segunda-feira (16/3), às 10h, [...]

  • Governador Fábio Mitidieri assegura reajuste aos servidores e destaca valorização salarial nos últimos três anos

    O governador Fábio Mitidieri concedeu entrevista ao radialista Luiz Carlos [...]

  • “OBÁ TAJÁ”, novo álbum da artista sergipana Táia, celebra Nordeste como centro de criação

    A cantora e multi artista sergipana Táia apresenta seu novo [...]

  • Ortopedista da Rede Primavera marcou presença no Treinamento de Artroplastia Robótica, realizado na Índia

    O especialista em Cirurgia de Joelho e Trauma Esportivo e [...]