A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) realizará na próxima quinta-feira(26), a webinar “Educação das Relações Étnico-Raciais em Foco”. A transmissão terá início às 17h, no canal do YouTube Educação Sergipe.

O encontro virtual terá como participantes Acácia Daniel, coordenadora do Núcleo de Educação no Campo (Necam/Seduc); o professor indígena Ivanilson Martins, da etnia Xokó, e a professora Eliane Boa Morte, coordenadora do Núcleo de Políticas Educacionais das Relações Étnico-Raciais (NUPER/SMED Salvador).

De acordo com a diretora do Departamento de Educação (DED/Seduc), Ana Lúcia Muricy, é de grande relevância debater as questões étnico-raciais. “Vivemos em um país com uma pluralidade cultural e uma diversidade religiosa e étnica muito grandes. O respeito e a ética nas relações e no convívio devem pautar não somente a escola, mas também todos os ambientes sociais e culturais. Discutir essa temática agora, no mês da consciência negra, é importantíssimo, porque essa reflexão precisa ser feita diariamente”, disse.

Durante a webinar serão debatidos os desafios e possibilidades para a implementação da Lei 10.639/03, que trata da inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e da Lei 11.645/08, que acrescenta também a obrigatoriedade da temática “cultura indígena”.

É importante trabalhar essa temática nas escolas, não apenas no dia da consciência negra. Esse conteúdo deve perpassar na escola durante todo o tempo, desde os anos iniciais até a formação de nível superior. É uma oportunidade que os professores terão de ver como eles podem focar essa temática em suas áreas do conhecimento”, explicou Acácia Daniel.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Retomada e consolidação da economia criativa no Brasil marcam o ano de 2025

    O ano de 2025 representou um marco para a economia [...]

  • Prefeitura convoca permissionários do transporte escolar à renovação do alvará em situação irregular

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de [...]

  • Hemose registra 3.517 doações em coletas externas em 2025

    O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade administrada pela [...]

  • Brasil intensifica ações para proteção de crianças e adolescentes na saúde, educação e direitos humanos

    Desde o início do seu terceiro mandato, o presidente Luiz [...]

  • Ricardo Marques lamenta mais um caso de feminicídio e cobra fortalecimento da rede de proteção às mulheres

    O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, lamentou mais um caso [...]