A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) realizará na próxima quinta-feira(26), a webinar “Educação das Relações Étnico-Raciais em Foco”. A transmissão terá início às 17h, no canal do YouTube Educação Sergipe.

O encontro virtual terá como participantes Acácia Daniel, coordenadora do Núcleo de Educação no Campo (Necam/Seduc); o professor indígena Ivanilson Martins, da etnia Xokó, e a professora Eliane Boa Morte, coordenadora do Núcleo de Políticas Educacionais das Relações Étnico-Raciais (NUPER/SMED Salvador).

De acordo com a diretora do Departamento de Educação (DED/Seduc), Ana Lúcia Muricy, é de grande relevância debater as questões étnico-raciais. “Vivemos em um país com uma pluralidade cultural e uma diversidade religiosa e étnica muito grandes. O respeito e a ética nas relações e no convívio devem pautar não somente a escola, mas também todos os ambientes sociais e culturais. Discutir essa temática agora, no mês da consciência negra, é importantíssimo, porque essa reflexão precisa ser feita diariamente”, disse.

Durante a webinar serão debatidos os desafios e possibilidades para a implementação da Lei 10.639/03, que trata da inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e da Lei 11.645/08, que acrescenta também a obrigatoriedade da temática “cultura indígena”.

É importante trabalhar essa temática nas escolas, não apenas no dia da consciência negra. Esse conteúdo deve perpassar na escola durante todo o tempo, desde os anos iniciais até a formação de nível superior. É uma oportunidade que os professores terão de ver como eles podem focar essa temática em suas áreas do conhecimento”, explicou Acácia Daniel.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Ministro diz que novos impostos não trazem aumento de carga tributária

    O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta quinta-feira (5) [...]

  • Ministério Público recomenda que Prefeitura de Muribeca regularize transparência sobre recursos da concessão da Deso

    O Ministério Público de Sergipe (MPSE) expediu a Recomendação nº [...]

  • Setembro registra cerca de R$ 47,5 bilhões em operações de crédito em Sergipe

    Análise realizada pelo Observatório da Indústria do Sistema FIES, com [...]

  • Senar abre inscrições para o Programa de Residência Agropecuária

    O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio do [...]

  • Polícia prende investigado por homicídio em Itabaianinha

    A Polícia Civil de Sergipe, por meio da Delegacia de [...]