Chegaram dois lotes dos imunizantes AstraZeneca/Fiocruz, Coronavac/Butantan e Pfizer para primeira e segunda doses

A Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) distribui nesta quinta-feira, 22, com os 75 municípios sergipanos as 95.620 doses da vacina contra a Covid-19, recebidas do Ministério da Saúde nesta semana. Chegaram dois lotes dos imunizantes AstraZeneca/Fiocruz, Coronavac/Butantan e Pfizer para primeira e segunda doses, como informou a enfermeira do Programa Estadual de Imunização, Ana Beatriz Lira, salientando que a SES optou em fazer a distribuição para os municípios em uma única remessa.

“Hoje estamos entregando mais de 61 mil vacinas para serem aplicadas como primeira dose e mais de 33 mil, para a segunda aplicação. Nessa pauta, Sergipe consegue avançar em duas faixas etárias, alcançando as idades de 39 e 40 anos, bem como as lactantes com filhos nascidos em janeiro deste ano”, disse Ana Lira, reforçando que o norteador para definição da cota de vacinas que cabe a cada município é Censo 2010, do IBGE. “Sabemos que está defasado, são 11 anos de realizado, mas seguimos as diretrizes do Ministério da Saúde”, completou.

Quanto ao fato de alguns municípios terem avançando mais que outros nas faixas etárias, ela disse que a explicação está na diferença do volume populacional dos grupos prioritários, por quem começou a vacinação. “Trabalhamos com várias categorias, a exemplo dos profissionais de saúde e de educação, caminhoneiros, idosos, pessoas com comorbidades, quilombolas, que apresentam realidades diferentes em cada município no que diz respeito ao número de pessoas. Então, com a imunização dos prioritários há uma queda de demanda nas faixas etárias”, salientou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Saiba como se prevenir dos golpes financeiros no carnaval

    Entre uma música e outra em um bloquinho no pré-carnaval [...]

  • Defesa Civil de Aracaju orienta foliões para curtir o Carnaval com segurança

    Independentemente do folião curtir o Carnaval atrás do trio elétrico [...]

  • Aeroporto de Aracaju inicia 2026 com recorde de passageiros

    O primeiro mês de 2026 trouxe mais um recorde de [...]

  • Agrese proíbe Iguá de aplicar penalidades e realizar cobranças a consumidores que utilizam poços artesianos

    A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe [...]

  • Fevereiro Roxo: Emsurb realiza roda de conversa voltada à conscientização sobre doenças crônicas

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de [...]