O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizou quinta e sexta-feira, 30 e 31/10, a abertura oficial do Seminário de Atualização do Plano de Ação Estadual para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE-SE), no auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Campus do Sertão, localizado em Nossa Senhora da Glória. O evento foi executado por meio do Programa de Ação Contra a Desertificação, Efeitos da Seca e Revisão dos Planos Estaduais (Proades) do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Menezes Dias, destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento das políticas públicas ambientais. “A atualização do Plano Estadual é um passo essencial para fortalecer as políticas públicas voltadas à convivência com o semiárido e à proteção dos nossos ecossistemas. Este seminário representa um momento de escuta e construção conjunta, em que reunimos conhecimento técnico, experiências locais e o compromisso coletivo de enfrentar os desafios da desertificação. Nosso objetivo é garantir que Sergipe avance de forma sustentável, com ações que reflitam as realidades do território e contribuam para o futuro das próximas gerações”, destacou.

Professor da Univasf e integrante do Proades, Airton Cavalcanti enfatizou, no evento, o momento extremamente significativo de escuta sobre a temática da desertificação, “que é um tema crítico e muito importante de ser debatido”, reforçou.

Já a secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo de Nossa Senhora da Glória, Maria Natalícia de Oliveira Silva, ressaltou a relevância da união de esforços entre os entes municipais, estaduais e federais. “É uma junção fundamental sobre um tema bastante importante para o nosso município. Estamos aqui dando as mãos, juntos, para um melhor enfrentamento contra a desertificação”, afirmou.

A programação do seminário contemplou momentos de debate e construção colaborativa, como palestras, oficinas em grupo e avaliação de propostas. Pesquisadores, professores, técnicos, gestores públicos e estudantes participaram.

O secretário executivo da Semac, Samir Felipe, presente na abertura, apontou a relevância do evento. “Aqui, pudemos trocar experiências e avançar num tema crítico para o Nordeste, que é a desertificação. O uso incorreto do solo na caatinga, o desmatamento e as mudanças climáticas nos colocam em alerta. O seminário foi um espaço de discussão e aprendizado que leva a ações efetivas”, considerou.

Combate à desertificação

Coordenado pela Univasf e financiado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o Proades está realizando a revisão dos Planos Estaduais de Combate à Desertificação (PAEs) em dez estados do Nordeste e Sudeste: Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Com base em experiências anteriores, a atualização dos PAEs está sendo produzida a partir de diretrizes nacionais e internacionais, visando promover a construção coletiva com governos, sociedade civil e setor privado, alinhada à 30ª edição da Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA), em novembro deste ano.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sergipe se prepara para a segunda edição do Ironman 70.3 com recorde de inscritos

    Faltando 28 dias para a segunda edição do Ironman 70.3 [...]

  • ‘Não haverá soberania sem educação’, diz Lula ao sancionar lei do Sistema Nacional de Educação

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira [...]

  • Secretaria de Estado do Meio Ambiente discute ações contra a desertificação em evento realizado no município de Glória

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Emurb revoluciona manutenção de drenagem com caminhões Ultra VacAll

    Abrir ruas inteiras para identificar o ponto exato de obstrução [...]

  • Mais de 100 toneladas de farinha produzida em Sergipe serão exportadas para a Itália

    Sergipe vai exportar, por meio da Cooperativa de Produção, Economia [...]