A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a conscientização à população sobre doenças raras. O Dia Mundial de Doenças Raras foi instituído pela Organização Europeia de Doenças Raras para o dia 29 de fevereiro, em virtude de ser um dia raro no calendário. Em Sergipe, ficou estabelecido o dia 28 de fevereiro para o Dia Estadual de Conscientização sobre Doenças Raras, através da Lei nº 8.509, de 21 de janeiro de 2019, que tem o objetivo de proporcionar a reflexão sobre o tema.

É estimado que, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas tenham doenças raras, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), com a existência entre seis e oito mil tipos diferentes de doenças raras, definidas como enfermidades degenerativas, crônicas, progressivas e incapacitantes.

“As possíveis causas são anomalias congênitas, os erros inatos do metabolismo, os erros inatos da imunidade, as deficiências intelectuais, entre outras doenças, e a maioria possui algum tipo de componente genético. São doenças com um amplo direcionamento para diagnóstico e tratamento, considerando que não possuem cura, além de suscitar dificuldades financeiras e psicossociais aos portadores e sua família”, explica a referência técnica de doenças raras da SES, Janaína Noronha.

Acolhimento

Dentre as doenças raras mais comuns, está a Fibrose Cística, desordem genética que causa infecções crônicas das vias aéreas, principalmente dos pulmões e do pâncreas, diagnosticada através do Teste do Pezinho (Triagem Neonatal Biológica) e confirmado através do Teste do Suor. Atualmente, no Estado de Sergipe, o serviço estadual de Referência em Triagem Neonatal é disponibilizado no Hospital Universitário de Aracaju(HU-UFS/ EBSERH), através da análise do Teste do Pezinho e consulta multidisciplinar para as crianças com resultados alterados.

Além do Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Sistema Único de Saúde disponibiliza consultas com geneticistas nos Hospitais Universitários de Aracaju e de Lagarto (HUL/EBSERH), como também o atendimento nos Centros Especializados em Reabilitação. A população sergipana também conta com o apoio de instituições não governamentais e  associações voltadas para o atendimento de pessoas com doenças raras.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo de Sergipe iniciará em julho ciclo de audiências públicas do PLOA 2026

    Para dar continuidade à elaboração do Projeto de Lei Orçamentária [...]

  • Receita propõe quitação facilitada para pequenos e grandes devedores

    A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil publicou duas [...]

  • Educação sergipana encerra primeiro semestre de 2025 com avanços e reconhecimento nacional

    Com a chegada do recesso escolar, a Secretaria de Estado [...]

  • Galeria de Arte J. Inácio recebe exposição “Cultura Viva por entre os mundos” na próxima quinta-feira, 10

    Na próxima quinta-feira, 10, às 10h, será aberta a exposição [...]

  • Aracaju avança na transformação digital, inovação e inclusão social no primeiro semestre de 2025

    A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEMDE) concluiu [...]