A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) iniciou a capacitação de 250 entrevistadores para Programas Sociais como o CadÚnico. A formação, iniciada nesta segunda-feira, 17, no auditório do Hotel Prime, acontece ao longo da semana e tem como objetivo qualificar os profissionais que atuam diretamente no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade.

Durante o treinamento, os participantes recebem orientações sobre a coleta correta de informações, a confidencialidade dos dados e a importância de um atendimento humanizado e acessível. Além disso, são trabalhadas práticas para tornar o processo de cadastramento mais eficiente, garantindo que ninguém fique de fora dos benefícios que podem transformar vidas.

A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, reforçou a relevância da capacitação para a rede de assistência social. “A gente sabe que o Cadastro Único é a porta de entrada para muitos direitos e programas sociais. Por isso, o Governo de Sergipe está investindo na qualificação desses profissionais, garantindo um atendimento mais eficiente, humanizado e de qualidade para quem mais precisa. Esse treinamento não é só sobre preencher formulários, é sobre olhar para as pessoas com empatia, entender suas realidades e assegurar que ninguém fique sem benefícios”, afirmou.

A superintendente de Assistência e Desenvolvimento Social da Seasic, Aida Almeida, destacou ainda mais a importância do treinamento para ampliar o acesso aos benefícios. “Essa capacitação é fundamental, sobretudo porque reflete exatamente o objetivo da Seasic, que insiste na importância de fazer com que as iniciativas cheguem a quem ainda não tem acesso. O treinamento é um exemplo claro desse compromisso: transformar o atendimento e ampliar a inclusão social, garantindo que cada sergipano tenha a oportunidade de receber os benefícios que podem realmente mudar vidas”, explicou.

A capacitação é ministrada por técnicos formados pela Seasic, que irão apresentar atualizações sobre a legislação do CadÚnico, diretrizes do Governo Federal e boas práticas no atendimento. A programação inclui ainda dinâmicas e estudos de caso, proporcionando aos entrevistadores maior segurança para atuar no dia a dia.

Com essa ação, a Seasic reafirma seu compromisso em fortalecer a assistência social em Sergipe, promovendo formações que garantam um atendimento mais qualificado, ágil e respeitoso às necessidades de cada família.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Luanzinho Moraes encerra São João com emoção e consagra show no Forró Siri como um dos momentos mais marcantes

    O São João de Luanzinho Moraes em 2025 foi intenso [...]

  • Fanese lança Projeto Caminhos com bolsas integrais por meio de ações afirmativas

    Comprometida com uma educação inclusiva, diversa, equitativa e baseada em [...]

  • Concurso de Quadrilhas do Gonzagão chega à grande final nesta segunda-feira, 30

    O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura [...]

  • Aracaju recebe última consulta pública do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro

    Aracaju sediará a terceira e última consulta pública para a [...]

  • Sergipe produz repolho irrigado do centro-sul ao alto sertão

    Aliados ao uso de tecnologia de irrigação e assistência técnica, [...]