Programação vai marcar o Dia Mundial voltado às mulheres

As mulheres empreendedoras ou que planejam abrir sua própria empresa terão um dia inteiro de programação totalmente dedicado a elas. Nesta quinta-feira, 19, Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, o Sebrae realiza – dentro da Semana Global de Empreendedorismo – uma série de debates reunindo algumas das mais destacadas empreendedoras do país. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.sebrae.com.br/sebraedelas2020.

O painel “Dicas de ouro para mulheres líderes”vai abrir a programação, às 10h15, tratando sobre as habilidades que as mulheres precisam para exercer um papel de liderança. A presidente da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino; a diretora executiva da Maurício de Sousa Produções, Mônica Sousa e da empresária e apresentadora da GNT e influenciadora, Bielo Pereira, têm presenças confirmadas.

Em seguida, às 11h15, o tema é “Nem romantizar nem desistir – Mães empreendedoras”. Participam desse bate-papo virtual a presidente e fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Ana Fontes e a fundadora da startup Negras Plurais, Caroline Moreira.

Com a mediação da analista de empreendedorismo feminino do Sebrae, Renata Malheiros, elas vão conversar sobre os aspectos culturais que influenciam na vida da mulher empreendedora e possíveis caminhos para superá-los envolvendo toda a sociedade.

 

Tecnologia

No painel “Mulheres e Inovação”, às 14h30, as convidadas vão abordar a participação de empreendedoras em áreas de tecnologia e debater como o público feminino pode ocupar espaços em empresas de base tecnológica (as startups).

A conversa vai contar com as presenças de três empreendedoras apoiadas pelo WeImpact e pelo Fundo WE Ventures, projetos idealizados pela Microsoft, Sebrae e M8 Partners. São elas: Ana Paula Pisaneschi, CEO do Uffa, startup com soluções em crédito, negociação de dívidas e controle financeiro; Maíra Pimentel, cofundadoraTamboro, startup em educação e inovação e Caroline Dallacorte, CEO da PackID, startup com solução de monitoramento para a cadeia de distribuição de produtos perecíveis.

A mediação da conversa será realizada por Marcella Ceva, CIO We Ventures, fundo de investimentos voltado 100% a startups lideradas por mulheres.

Empreendedorismo feminino em Sergipe

Um levantamento feito pelo Sebrae com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2018, revela que em Sergipe 95,8 mil pessoas do sexo feminino são proprietárias de um negócio. O número representa 34% do total de empreendedores do estado.

Essas mulheres optam pela criação de um negócio motivadas principalmente pela necessidade de obter uma nova fonte de renda ou adquirir sua independência financeira. O estudo mostra que elas são mais jovens (43,8 anos contra 45,3 no caso dos homens), mais escolarizadas (42% possuem o ensino médio) e trabalham em média 30,8 horas no negócio.

Apesar disso, a maioria das mulheres atuam na informalidade. Cerca de 2/3 das proprietárias de um negócio trabalha sem CNPJ. Além disso, dentre as quase 96 mil empreendedoras sergipanas, 87% delas atua por conta própria.

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