Com o objetivo de ampliar as ações e promover maior integração entre as secretarias do Governo de Sergipe, foi realizada, nesta quinta-feira, 12, a apresentação do novo Plano Viver Sem Limite, no auditório da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic). A iniciativa visa fortalecer as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, em consonância com o Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Novo Viver Sem Limite, do Governo Federal.

Participaram da reunião representantes das secretarias da Saúde, Educação, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Planejamento, Orçamento e Inovação, Segurança Pública, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, além da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), e durante o encontro, as secretarias discutiram o cenário atual das políticas de inclusão, com foco na elaboração conjunta de estratégias que ampliem o alcance e a efetividade das ações voltadas às pessoas com deficiência no estado.

A iniciativa representa o compromisso do Governo de Sergipe com a inclusão e a garantia de direitos, alinhando-se à política nacional e promovendo um ambiente mais justo, acessível e igualitário para todos. Neste sentido, a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Érica Mitidieri, reforçou a relevância do momento como um passo essencial na consolidação de políticas públicas inclusivas. “O desenvolvimento de ações para o fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência é uma prioridade inadiável. Precisamos garantir que cada cidadã e cidadão com deficiência tenha acesso pleno a políticas públicas inclusivas, que respeitem sua dignidade e promovam autonomia. O Novo Viver Sem Limite nos oferece uma oportunidade histórica de avançar de forma integrada, articulada e comprometida com a justiça social”, pontua.

A coordenadora estadual de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Suellen Grazielle, destacou a importância da união entre as pastas para construir soluções integradas. “Estamos aqui reunidos como um grupo de trabalho muito interessado em somar com o Plano dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Nesta primeira reunião, buscamos pensar em ações e projetos para as pessoas com deficiência enquanto Governo “, declara.

A intersetorialidade foi destacada, também, por servidores técnicos presentes. Para a técnica da área do paradesporto da Seel, Lucivanda Ferreira, o encontro evidenciou a importância do alinhamento entre os órgãos de governo. “A reunião veio agregar e nos mostrar a importância do alinhamento entre os diversos órgãos do governo, para que possamos ampliar nossas ações e realmente gerar mais espaços de convivência e vivência para as pessoas com deficiência”, ressalta.

O técnico do Centro de Referência de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Anderson Araújo, considerou o momento como um marco para a construção de políticas integradas. “Estamos refletindo sobre ações que, de fato, venham a melhorar a qualidade de vida dos nossos sergipanos e, consequentemente, o processo de inclusão em todas as secretarias do nosso estado”, afirma.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Gripe aviária: África do Sul e Singapura retiram restrições de exportação à carne de aves brasileira

    África do Sul e Singapura também retiraram as restrições de [...]

  • Presidente do GACC, Elenilda Novais vai receber o título de Cidadã Sergipana

    Em reconhecimento ao trabalho realizado e comprometimento com o terceiro [...]

  • Projetos aprovados na Alese garantem benefícios para contribuintes sergipanos

    Três Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo que [...]

  • Governo define três novos grupos prioritários de pessoas para ingresso no Bolsa Família. Saiba quais

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate [...]

  • Câmara proíbe aproximação de agressor com consentimento da vítima

    A Câmara dos Deputados aprovou hoje (8) o Projeto de [...]