O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, lançou nesta quarta-feira (22) o Programa Saúde com Agente. A iniciativa vai oferecer qualificação técnica para quase 200 mil agentes comunitários de saúde e de endemias em todo o país. Classificado pelo Ministério da Saúde como o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato híbrido – presencial e a distância — de forma integrada do país, as inscrições foram encerradas em abril e tiveram adesão de 5.452 municípios, o que corresponde 98% do país.

“Esse curso, com a abrangência que tem e com o conteúdo programático de excelência, fará uma verdadeira revolução no nosso sistema de saúde”, afirmou Queiroga.

Um dos objetivos do curso é melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da atenção primária aos brasileiros. Por meio da capacitação, na prática, o Brasil vai conseguir, por exemplo, combater de maneira mais eficiente problemas como hipertensão, tabagismo e diabetes, além melhorar o acompanhamento de gestantes e de tornar vacinação da população brasileira mais efetiva, acrescentou o ministro.

O programa tem investimento de mais de R$ 388 milhões. Por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do ministério, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, no total, serão 1.275 horas/aula e duração mínima de dez meses.

“O curso reforça a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento”, destacou o Ministério da Saúde.

 

Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • PM prende homem pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, em Japaratuba

    Na manhã desta quinta-feira (28), Policiais Militares da 1° Companhia [...]

  • Prévia da inflação tem alta de 0,36% em março

    O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) [...]

  • STF deve julgar novamente “revisão da vida toda”, no dia 3 de abril

    A “revisão da vida toda” volta à pauta do Supremo [...]

  • Governo propõe vagas de ensino técnico para reduzir dívida de estados

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou, na terça-feira (26), [...]

  • Novos empregos: entenda impacto na economia e consumo dos brasileiros

    Nos últimos dias a imprensa veiculou inúmeras notícias que mostram [...]