Durante o período junino, quando muitas festas acontecem em Sergipe, o Governo estadual, por meio da Secretaria de Saúde (SES), estará com equipes a postos para atender as demandas da população. Desta maneira, a SES vai atuar com o plano de contingência para os trinta dias de festejos juninos.
As ações se darão a partir do início de junho e seguem até o final do mês, envolvendo desde o abastecimento dos bancos de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) aos municípios do estado, as fiscalizações da Vigilância Sanitária, além do reforço da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgências Governador João Alves Filho e de hospitais regionais no interior do estado.
Huse – Já o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), maior hospital público do estado e referência no atendimento de alta complexidade à população, elaborou um plano estratégico com o objetivo de atender a demanda durante os festejos juninos de 2023. A unidade preparou uma estrutura com uma escala diferenciada, a fim de reforçar o atendimento no pronto-socorro, de pacientes que poderão chegar em caráter de urgência.
Uma equipe multidisciplinar estará de plantão na sala de sutura do pronto-socorro da unidade, para realização da triagem de pacientes, que serão avaliados e direcionados de acordo com sua classificação de risco ou gravidade. Para as vítimas de pequena ou média gravidade, o hospital vai disponibilizar uma sala específica para a realização de procedimentos. Lá, permanecerão em observação ou receberão alta hospitalar após o devido atendimento. O espaço ficará disponível no início do mês de junho e só será desativado após a primeira semana de julho.
Para os pacientes de alta complexidade que chegarão à unidade, o fluxo inicia na Ala Vermelha. A depender do quadro, ele seguirá para o Centro Cirúrgico. Finalizado o procedimento, ele será encaminhado para a Unidade de Tratamento de Queimado (UTQ) ou para uma enfermaria exclusiva localizada na Ala D.
Sobre a UTQ, referência no Nordeste no tratamento a pacientes queimados e único no estado de Sergipe, o Huse vai trabalhar com escala dobrada nas datas que correspondem ao Santo Antônio, São João e São Pedro, períodos em que ocorrem maior demanda hospitalar no mês de junho.
A unidade hospitalar dispõe de um setor dedicado para atendimento de Incidentes de Múltiplas Vítimas (IMV), denominado Corredor de Catástrofes.

Fonte: Governo de Sergipe
Foto: Arthuro Paganini

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Produção de motocicletas passa de 1 milhão em 2025, diz Abraciclo

    A produção de motocicletas chegou à 1.000.749 de unidades no [...]

  • Sergipe avança no controle das hepatites virais e reduz mortalidade por hepatite C

    Sergipe apresentou avanços significativos no enfrentamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis [...]

  • Cerca de 11,8 milhões de pessoas vivem em áreas de conservação no país

    Cerca de 11,8 milhões de pessoas vivem em áreas de [...]

  • Correios atendem quem deseja aderir ao acordo de ressarcimento de descontos indevidos

    Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos realizados por entidades [...]

  • Mais de 30 contribuintes contemplados no Nota da Gente ainda não resgataram seus prêmios

    Dentre os contribuintes premiados no sorteio n.º 35 do programa [...]