A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju reforça o alerta à população sobre os riscos associados ao uso de cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes ou pods. Apesar da aparência moderna e dos sabores variados, o dispositivo contém nicotina e outras substâncias tóxicas que causam dependência, doenças respiratórias, cardiovasculares e até câncer.
A médica pneumologista Ana Paula Argolo, do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (CEMAR), esclarece que os cigarros eletrônicos não são alternativas seguras ao cigarro tradicional. “Eles também promovem tabagismo passivo, liberam substâncias cancerígenas e irritantes. Oferecem risco de doenças pulmonares grave, como a EVALI, que é a lesão pulmonar associada ao uso de cigarros eletrônicos ou produtos de vaporização e tão grave quanto o dano que a Covid pode fazer no pulmão. Além de infartos e derrames”, alerta.
O uso, comercialização e propaganda desses dispositivos são proibidos no Brasil pela Anvisa (RDC 46/2009). Ainda assim, seu consumo cresce entre jovens, muitas das vezes atraído por formatos coloridos e aromas artificiais do produto. “É um erro histórico repetir a normalização do cigarro com o vape. Não podemos permitir isso, ele não é inofensivo e pode ocasionar graves danos à saúde”, endossou a médica pneumologista.
Tratamento para tabagistas
Moradores de Aracaju que desejam parar de fumar, inclusive quem usa cigarro eletrônico, podem buscar apoio gratuito no programa de combate ao tabagismo da SMS, disponível no CEMAR Siqueira Campos, na Rua Bahia. O serviço é vinculado ao Ministério da Saúde, oferece acompanhamento psicológico, apoio medicamentoso e abordagem cognitivo-comportamental.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Gripe aviária: África do Sul e Singapura retiram restrições de exportação à carne de aves brasileira

    África do Sul e Singapura também retiraram as restrições de [...]

  • Presidente do GACC, Elenilda Novais vai receber o título de Cidadã Sergipana

    Em reconhecimento ao trabalho realizado e comprometimento com o terceiro [...]

  • Projetos aprovados na Alese garantem benefícios para contribuintes sergipanos

    Três Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo que [...]

  • Governo define três novos grupos prioritários de pessoas para ingresso no Bolsa Família. Saiba quais

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate [...]

  • Câmara proíbe aproximação de agressor com consentimento da vítima

    A Câmara dos Deputados aprovou hoje (8) o Projeto de [...]