Na Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) , realizada nesta quinta-feira (28), na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília, o Ministério da Saúde apresentou uma nova estratégia para ampliar a vacinação contra HPV no Brasil. A ação tem como objetivo principal resgatar adolescentes de 15 a 19 anos que não foram imunizados dentro da faixa etária recomendada inicialmente, ou seja, que tenham perdido a oportunidade de se vacinar anteriormente.

Em sua apresentação, Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), destacou a importância de estratégias específicas para alcançar uma cobertura vacinal de 90% entre os adolescentes. “Temos vacinas suficientes e um planejamento sólido para garantir a vacinação dos nossos adolescentes, incluindo aqueles que não foram vacinados na idade recomendada e agora estão fora dessa faixa”, afirmou.

A estratégia prevê ações de microplanejamento, que incluem a mobilização de estados e municípios para vacinar adolescentes em escolas, faculdades e outros pontos estratégicos, além das salas de vacinação. Cada município deverá elaborar seu próprio plano de ação com base nos dados locais e solicitar as vacinas ao DPNI.

Uma ferramenta tecnológica foi apresentada como suporte para essa estratégia: um painel especifico para o HPV, disponível no sistema do Ministério da Saúde. A ferramenta permite que os gestores municipais visualizem as coberturas vacinais por faixa etária, desde 2014, identifiquem as áreas mais críticas e comparem a evolução dos indicadores ao longo dos anos. “Esse painel, que estará disponível em breve, será essencial para o planejamento local, ajudando a direcionar esforços para as populações mais vulneráveis”, explicou Gatti.

Segundo o diretor do DPNI, a vacinação contra o HPV é fundamental para prevenir diversos tipos de câncer, incluindo o câncer de colo de útero. Estados como Paraná já apresentaram alta cobertura vacinal. “O DPNI reforça que a situação ainda exige esforços coordenados em regiões com maiores dificuldades de adesão”.

Saiba mais sobre o HPV


Por Ministério da Saúde

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil supera 5 milhões de novos empregos com carteira assinada desde 2023

    Com o desemprego no mais baixo patamar de sua série histórica [...]

  • Sancionada Lei que cria primeira Universidade Estadual de Sergipe

    O governador Fábio Mitidieri sancionou, na última terça-feira, 30, a [...]

  • ‘Até 2026, Governo do Brasil concluirá o maior ciclo de investimentos em infraestrutra do País’

    O ministro dos Transportes, Renan Filho, acredita que – ao [...]

  • Projetos do Executivo aprovados na Câmara consolidam gestão humanizada e valorização do servidor

    O ano de 2025 consolidou em Aracaju uma gestão pautada [...]

  • Contribuintes poderão atualizar patrimônio pagando menos imposto

    A partir de 2026, contribuintes de todo o país terão [...]